A CONCEPÇÃO DE POLITECNIA:

UMA VISÃO SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i3.10586

Palavras-chave:

Educação Politécnica, EPT, Institutos Federais de Educação

Resumo

Com a aprovação da atual Lei de Direções e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996 e suas modificações), a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi instituída no Brasil na década de 1990. Ganhou novas responsabilidades com a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O objetivo do artigo foi fazer uma análise histórica e tecnológica da educação profissional e tecnológica no Brasil, e uma correlação entre a concepção de politecnia no ensino médio integrada à educação profissional. Como resultado, a educação profissional pode ser auxiliada para a aprendizagem significativa em um currículo integrado do ensino médio. Além disso, são necessárias políticas públicas voltadas para a EPT para aumentar as opções educacionais e garantir a qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Esp. Lucimar Aparecida Soares da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT

    Mestranda em Educação PROFEPT IFES/IFMT, Especialista em Educação do Campo pelo IFMT- Campus Confresa (2011) e em Coordenação Pedagógica pela UFMT (2012). licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Atuei como Assessora Pedagógica de Matemática na Secretaria Municipal de Educação de Confresa (2009-2012). Atuo como docente de Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Barra do Garças. Como docente tenho experiência no ensino fundamental, médio, técnico, tecnógico, bacharelado e licenciatura, com disciplinas de Matemática, Matemática Financeira, Estatística, Estatística Aplicada, Estatística Básica, Cálculo, Álgebra Linear, Geometria Analítica e Álgebra, Tratamento Estatístico de Dados e Matemática Elementar. (Texto informado pelo autor)

Referências

AFONSO, A. M. M.; GONZALES, W. R. C. Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.24, n. 92, p. 719-742, jul./set. 2016. Disponível em . Acesso em 05. Ago.2022.

BASTOS, João Augusto S. L. A. Conversando com a tecnologia: contribuições de João Augusto Bastos para a educação tecnológica. UTFPR Editora. UTFPR Editora, 1991.

BRASIL, Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 de dez. 2008, Seção 1, p. 1.

CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Jorge Edgar; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília: DF, 2009.

CIAVATTTA, Maria. FRIGOTTO, Gaudêncio. RAMOS, Marise. (orgs.) Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo, Cortez, 2005.

FERRETI, C. J. O pensamento educacional em Marx e Gramsci e a concepção de politecnia Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, suplemento, p. 105-128, 2009.

FRANCO, Luiz Antonio Carvalho; SAUERBRONN, Sidnei. Breve histórico da formação profissional no Brasil. São Paulo, CENAFOR, 1984.

FRANCO, Luiz Antonio Carvalho. O Ensino técnico industrial federal - das Escolas de Aprendizes Artífices às atuais Escolas Técnicas Federais. São Paulo, CENAFOR, 1985.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Ed. Cortez, 1995.

GRAMSCI, A. Escritos políticos, v. 2. Org. e trad. de Carlos N. Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

MACHADO, Lucília R. de Souza. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo, Cortez, 1989a.

MANACORDA, Mario A. Marx y La Pedagogia Moderna. Barcelona. Oikos-Tau ed, 1969.

MANFREDI, S. M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MARX, K. & ENGELS, F. A Ideologia Alemã (FEUERBACH). São Paulo: Centauro, 1986.

NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez, 1990.

OLIVEIRA, L. B. de; MACHADO, A. M. N. Contribuição do conceito de politecnia para pensar a educação profissional do campo. Seminário Regional e Fórum de Educação do Campo SIFEDOC. Universidade Federal de Santa Maria, Anais, 2013.

RODRIGUES, J. Educação politécnica. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Verbetes, 2009.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1989.

SAVIANI. D. & DUARTE, N. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

XAVIER, M. J. De como as populações e educadores do campo foram sendo incluídos na legislação brasileira e da sua distância das TICs. In: MACHADO, A. M N. (org.). Toc! Toc! Toc! Eu quero entrar! Conhecimento e reconhecimento de egressos do stricto sensu & transformação social. Florianópolis: DIOESC, 2012.

ZIBAS, Dagmar L. Ser ou não ser: o debate sobre o ensino médio. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, Cortez/Fundação Carlos Chagas, n. 80, p. 56-61, 1992a.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

A CONCEPÇÃO DE POLITECNIA:: UMA VISÃO SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO NO BRASIL. (2023). Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 3(3), 70-79. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i3.10586

Artigos Semelhantes

31-40 de 44

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.