APRESENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10843

Palavras-chave:

ProfEPT

Resumo

APRESENTAÇÃO

 

Esta edição v.3 n.1 (2022) do periódico POLITI(K)CON – Ciência Política, Direito e Políticas Públicas apresenta artigos de discussões acerca da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e as suas Bases Conceituais, compondo aqui uma coletânea de 08 artigos com assuntos diversos relacionados ao tema.

Neste primeiro semestre de 2022 o Governo Federal bloqueou linearmente 14,5% do orçamento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) sem nenhum diálogo com os gestores das instituições. Este bloqueio foi estimado em R$ 350 milhões somente para a RFEPCT, perfazendo um montante de mais de R$1 bilhão, quando somado com o das universidades federais, comprometendo as atividades destas instituições que já possuem orçamento escasso.

A trágica gestão da educação brasileira é refletida em 05 (cinco) ministros da Educação em menos de 3,5 anos juntamente com toda a sorte de polêmicas. Agrava-se ainda que neste ano de retorno às atividades presencias de ensino, após a pandemia de COVID 19, os estudantes necessitam de instituições de educação que ofereçam condições mínimas para o desenvolvimento e recuperação do processo de ensino e aprendizagem.  

            O quadro apresentado é precário, de tal forma que os pesquisadores da área reiteram o seu compromisso social com a políticas públicas e educação gratuita e de qualidade na expectativa de que o Governo Federal reveja sua postura de bloqueios orçamentários do Ministério da Educação. De acordo com o acima exposto são apresentados nesta edição da revista, artigos que tratam de Políticas Públicas, investigações interdisciplinares, interface entre Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, perspectivas de melhoria dos processos educativos e de gestão em espaços formais ou não-formais.

 

Prof. Dr. Geison Jader Mello

Instituto Federal de Mato Grosso

Lattes http://lattes.cnpq.br/9794369843997713

Orcid https://orcid.org/0000-0002-0991-2327

 

Prof. Dr. José Vinicius da Costa Filho

Instituto Federal de Mato Grosso

                            Lattes http://lattes.cnpq.br/3339392696679197                           

Orcid https://orcid.org/0000-0003-2210-3329

 

Prof. Dr. Lúcio Ângelo Vidal

Instituto Federal de Mato Grosso

Lattes http://lattes.cnpq.br/2940018176876056

Orcid https://orcid.org/0000-0002-9187-9510

 

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Biografia do Autor

  • Dr, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT

    Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Coordenador e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Direito, Ciência Política e Gestão Pública. (Texto informado pelo autor)

  • Dr. Lúcio Ângelo Vidal, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT

    Cursou Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (2000), graduado em licenciatura em física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), formado em Meteorologia pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (2005), mestre em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Professor de Física do Instituto Federal de Mato Grosso (2013) onde ensina disciplinas de Física do ensino médio e disciplinas de Física Geral do básico das Engenharias. Compõe desde 2017 o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (profEPT) do IFMT campus Cuiabá. Leciona as disciplinas de Bases Conceituais em EPT e Práticas Educativas em EPT. Integrou o grupo de pesquisa GPEP no referido mestrado de 2018 a 2021 e a partir de 2022 integra o grupo de pesquisa GPET. (Texto informado pelo autor)

Referências

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

APRESENTAÇÃO. (2023). Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 3(3), 1. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10843

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