BASES CONCEITUAIS DO PROFEPT E A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL

QUAL É O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA MUDANÇAS EM UM MUNDO POSSÍVEL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10590

Palavras-chave:

ProfEPT, educação, trabalho, capital

Resumo

O filósofo húngaro, István Mészáros, apresenta a educação como um processo contínuo e que melhor seria se acontecesse ao longo da vida como um processo contínuo e de embasamento para a transformação do ser humano em um ser crítico e consciente que pudesse mediar as transformações no seu meio social. A partir do texto em epígrafe, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, com finalidade exploratória em bases bibliográficas, seguindo fases de leitura e recorte amostral com foco na educação focada no indivíduo, na atenção integral do sujeito bem como no protagonismo da construção do meio em que se vive e se relaciona, caminhando da leitura de reconhecimento à fase de interpretação.  Neste processo fica claro a descrença do autor no poder da educação escolar para romper com a dominação e alienação do homem diante do capital e das forças hegemônicas das classes dominantes. Proporciona uma reflexão a todos enquanto trabalhadores, a rever suas práticas e realizar transformações em si e nos seus pares através do relacionamento enquanto fomenta a associação em seus pares em busca de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável, nas relações com o mundo do trabalho e na interdependência entre trabalho, e educação para desalienação. O que a sociedade vivencia hoje é um processo de escolarização que exclui a maioria dos indivíduos da sociedade seja pela dificuldade em permanecer na escola, seja por dificultar a ação como sujeitos da própria educação.

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Biografia do Autor

Esp. Adalgiza Ignácio, IFMT

Graduação em Psicologia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1987),graduação em Farmácia pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2001) , especialização em Gestão Publica em Serviços de Saúde, Educação Inclusiva Profissional e Tecnológica , Capacitação Psicologo Examinador em Transito, com experiência nas áreas de atendimento a comunidades indígenas, assistência social , com ênfase em Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos

Dr. Andre Luiz Amorim da Fonseca, IFMT

Possui graduação (B.Sc.) em Engenharia Elétrica (2010) e mestrado (M.Sc.) em Engenharia de Edificações e Ambiental (2012), ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012), MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IMP / FAUC (2014) e Doutorado (Ph.D) em Engenharia Urbana (PPGEU) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2022), trabalhando na linha de Urbanismo, área temática de Cidades Inteligentes, mais especificamente em Cidades, Redes Elétricas e Edificações Inteligentes, Gerenciamento pelo lado da demanda e conforto térmico. Professor de carreira EBTT, classe DIV, nível 2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Possui experiência nas áreas das Engenharias Elétrica, de Edificações, Ambiental e Urbana atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética e sustentabilidade nas edificações e nas cidades, redes elétricas inteligentes, qualidade da energia elétrica e educação profissional e tecnológica. Atualmente orientador efetivo de Mestrado Profissional Stricto Sensu no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (em rede pelo IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo), Comissão Acadêmica Local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no Campus Cuiabá- Cel. Octayde Jorge da Silva (IFMT-CBA-COJS) e também orientador de Especialização Latu Sensu do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano - PPGDUrb ofertado pelo IFMT Campus Várzea Grande (IFMT-VGD).

Ed Wilson Tavares Ferreira, IFMT

Professor Titular no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2014). Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2009) e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2002). Cientista da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1997). Representante docentes da Região Centro Oeste na Comissão Acadêmica Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional - GPEP e membro do Grupo de Pesquisa em Redes e Segurança - GPRS. Desenvolve trabalhos de pesquisas nas seguintes áreas: educação profissional e tecnológica, inteligência artificial, computação aplicada, redes de computadores e segurança da informação.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

IGNACIO, A., Fonseca, A. L. A. da, & Ferreira, E. W. T. (2023). BASES CONCEITUAIS DO PROFEPT E A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL: QUAL É O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA MUDANÇAS EM UM MUNDO POSSÍVEL?. Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 3(3), 19–26. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10590