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APRESENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i2.10844

Palavras-chave:

ProfEPT

Resumo

APRESENTAÇÃO

 

Apresentamos nas publicações deste segundo semestre, uma coletânea de 08 artigos com assuntos diversos relacionados ao tema políticas públicas de educação profissional e tecnológica e as suas Bases Conceituais, compondo assim edição v.4 n.1 (2022) do periódico POLITI(K)CON – Ciência Política, Direito e Políticas Públicas.

A resiliência dos pesquisadores em políticas públicas e educação que se debruçam sobre o passado e contemporaneidade para pensar e construir o futuro deve ser reconhecida em termos de sua força e potencial. O projeto de educação nacional foi agredido pelo Governo Federal mais uma vez neste segundo semestre de 2022 com um congelamento de R$ 208 milhões há 34 dias do fim do ano, foi necessária muita articulação e luta para que os recursos fossem liberados novamente. Esta realidade que se impõem aos docentes, discentes e técnicos das escolas, institutos e universidades dificulta a capacidade de realizar o tripé ensino pesquisa e extensão de maneira satisfatória.

         As ações institucionais que dão o suporte na formação de estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) na busca da rearticulação entre trabalho e educação para uma formação integral e omnilateral foram deliberadamente colocadas em situação complicada. As mudanças no mundo do trabalho e seu processo de “uberização” tem apresentado novas exigências formativas dos trabalhadores em uma perspectiva de emancipação dos sujeitos.

         Não é possível pensar um país desenvolvido e justo sem pensar a educação e o trabalho, ou seja, o trabalho como princípio educativo. Também as relações entre os ambientes acadêmicas e/ou escolares e os setores produtivos, assim como os desafios de superação do capitalismo dependente brasileiro.

         Estas reflexões estão contidas nos artigos desta edição que permeiam o ensino médio integrado como ponte para a politecnia ou educação tecnológica. Desejos uma boa leitura a todos.

 

Prof. Dr. José Vinicius da Costa Filho

Instituto Federal de Mato Grosso

Lattes http://lattes.cnpq.br/3339392696679197

Orcid https://orcid.org/0000-0003-2210-3329

 

Prof. Dr. Geison Jader Mello

Instituto Federal de Mato Grosso

Lattes http://lattes.cnpq.br/9794369843997713

Orcid https://orcid.org/0000-0002-0991-2327

 

Prof. Dr. Lúcio Ângelo Vidal

Instituto Federal de Mato Grosso

Lattes http://lattes.cnpq.br/2940018176876056

Orcid https://orcid.org/0000-0002-9187-9510

 

 

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Biografia do Autor

  • Dr José Vinicius da Costa Filho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT

    Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Coordenador e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Direito, Ciência Política e Gestão Pública. (Texto informado pelo autor)

  • Dr. Lúcio Ângelo Vidal, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT

    Cursou Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (2000), graduado em licenciatura em física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), formado em Meteorologia pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (2005), mestre em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Professor de Física do Instituto Federal de Mato Grosso (2013) onde ensina disciplinas de Física do ensino médio e disciplinas de Física Geral do básico das Engenharias. Compõe desde 2017 o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (profEPT) do IFMT campus Cuiabá. Leciona as disciplinas de Bases Conceituais em EPT e Práticas Educativas em EPT. Integrou o grupo de pesquisa GPEP no referido mestrado de 2018 a 2021 e a partir de 2022 integra o grupo de pesquisa GPET. (Texto informado pelo autor)

Referências

.

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Publicado

2023-02-28

Versões

Como Citar

APRESENTAÇÃO. (2023). Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 4(4). https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i2.10844

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