PARTICIPAÇÃO ATIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE:UM IMPERATIVO PARA O APRIMORAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DEINCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v7i.13427Palavras-chave:
Universidade, Inclusão, AcessibilidadeResumo
De acordo com o levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, aproximadamente 6,5 milhões de brasileiros com 2 (dois) anos ou mais possuem algum nível de deficiência visual. A pesquisa tem natureza quanti-qualitativa, com método principal hipotético dedutivo, e etapas documental e bibliográfica. Ao examinar o acesso e a permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras, identificou-se que, apesar de avanços no reconhecimento e tratamento da inclusão, muitos estudantes ainda se deparam com obstáculos que dificultam a permanência nos cursos e a conclusão da formação acadêmica. Dentre as barreiras que esses alunos enfrentam para acessar e permanecer nas universidades estão à falta de acessibilidade ao espaço e falta de atendimento especializado.
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