EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO:

pandemia e seus desafios na Rede Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10587

Palavras-chave:

EJA, Covid-19, Evasão, Eficácia

Resumo

Com o surgimento da pandemia da Covid-19, e suas medidas de contingenciamento, principalmente o distanciamento social, fizeram com que as atividades de ensino presenciais fossem substituídas por tecnologias digitais e analógicas, trazendo consequências significativas para a EJA. Nesse cenário, este artigo tem o objetivo de refletir sobre o panorama da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Federal de Mato Grosso, durante o início da pandemia, a partir da análise de indicadores da Plataforma Nilo Peçanha. A metodologia é quantitativa, com uso da ferramenta de estatística descritiva. Observou-se que mesmo com a melhora nos indicadores de evasão e ocupação, a eficiência acadêmica da EJA teve uma pequena piora nos índices e muitos fatores podem estar associados a essa redução.

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Biografia do Autor

  • Dr. Leonam Lauro Nunes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

    Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Cuiabá - Coronel Octayde Jorge da Silva. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso, tem experiência na área de História, com ênfase em Relações Culturais Internacionais, atuando principalmente com os seguintes temas: Fronteiras, Estado, América Latina, Interculturalidade, Relações inter-regionais. É integrante e membro fundador da Rede de Pesquisadoras e Pesquisadores sobre o Paraguay - ÑANDE. Professor e Pesquisador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFMT - Campus Cuiabá / Octayde Jorge da Silva.

  • Dr. José Vinicius da Costa Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

    Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Coordenador e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Direito, Ciência Política e Gestão Pública.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO:: pandemia e seus desafios na Rede Federal. (2023). Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 3(3), 27-35. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10587

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