EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO:

pandemia e seus desafios na Rede Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10587

Palavras-chave:

EJA, Covid-19, Evasão, Eficácia

Resumo

Com o surgimento da pandemia da Covid-19, e suas medidas de contingenciamento, principalmente o distanciamento social, fizeram com que as atividades de ensino presenciais fossem substituídas por tecnologias digitais e analógicas, trazendo consequências significativas para a EJA. Nesse cenário, este artigo tem o objetivo de refletir sobre o panorama da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Federal de Mato Grosso, durante o início da pandemia, a partir da análise de indicadores da Plataforma Nilo Peçanha. A metodologia é quantitativa, com uso da ferramenta de estatística descritiva. Observou-se que mesmo com a melhora nos indicadores de evasão e ocupação, a eficiência acadêmica da EJA teve uma pequena piora nos índices e muitos fatores podem estar associados a essa redução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dr. Leonam Lauro Nunes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Cuiabá - Coronel Octayde Jorge da Silva. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso, tem experiência na área de História, com ênfase em Relações Culturais Internacionais, atuando principalmente com os seguintes temas: Fronteiras, Estado, América Latina, Interculturalidade, Relações inter-regionais. É integrante e membro fundador da Rede de Pesquisadoras e Pesquisadores sobre o Paraguay - ÑANDE. Professor e Pesquisador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFMT - Campus Cuiabá / Octayde Jorge da Silva.

Dr. José Vinicius da Costa Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Coordenador e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Direito, Ciência Política e Gestão Pública.

Referências

ARAÚJO, Eliane de Jesus Melo. Evasão no Proeja: Estudo das causas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA – Campus Monte Castelo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.

AZEVEDO, Clayte de Paula; LIMA, Ezilda Soares de. A evasão escolar no PROEJA do CEFET-MT: existência e visão. Educação Profissional: Ciência e Tecnologia, v. 4, n, 2, 2011.

ASSEF MENDES, L. L. S.; RAMOS, T. S.; PONTES, F. A. R.; REIS, D. C. DOS; SILVA, S. S. DA C.; SILVA, S. D. B. DA. A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: um estudo preliminar em contexto naturalístico. Educação. v. 31, n. 1, p. 80-87, jan./abr. 2008.

BITTENCOURT, Nadir de Fátima Borges; ALBERTO, Maria de Fátima Pereira; SANTOS, Antonio Cezar da Costa. PROEJA no IFMT: possibilidades de inclusão ou exclusão? Educação (UFSM), v. 44, n. e77, p. 1-20, 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.840 de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA. 2006. Brasília DF: Casa Civil da Presidência da República.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento base – Programa de Integração da Educação Profissional técnica de nível médio ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília: SETEC, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus: Monitoramento das Instituições de Ensino. 2020a.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE n. 05/2020. Brasília: CNE MEC, 2020b.

BRASIL. Subchefia para assuntos jurídicos. Lei n. 14.040, de 18 de agosto de 2020. Brasília: CNE MEC, 2020c.

BRASIL. Plataforma Nilo Peçanha. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2018.html. Acesso em: 13 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 13 ago. 2022.

COSTA FILHO, J. V. da. COSTA, J. V. da. GONÇALVES-COSTA, L. OLIVEIRA, A. S. de. Evasão do PROEJA: o caso do IFMT – Campus Cuiabá. Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, e80942. Novembro de 2021.

CREMONESE, B. C. Análise política do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Dissertação (Mestrado Educação). Campinas/SP. UEC. 2012.

FILHO, P. D. S.; CARVALHO, M. A. D. Evasão escolar em cursos de educação profissional a distância: um levantamento de suas principais causas. Brazilian Journal of Development, 5(7), 7735-7746, 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NICODEMOS, A.; SERRA, E. Educação de Jovens e Adultos em contexto pandêmico: entre o remoto e a invisibilidade nas políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 871-892, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss3articles/nicodemos-serra.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.

OMS. Organização Mundial de Saúde. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a--coronaviruses>. Acesso em: 10/08/2022.

PEREIRA, J. V. O PROEJA no Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia: Um estudo sobre os fatores de acesso e permanência na escola. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Universidade FEEVALE, 2013.

SANTOS, D. S.; SANTOS, M. K. N. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e o direito a uma escola pública de qualidade: um estudo sobre o perfil dos jovens estudantes ingressantes no ensino médio técnico integrado. RBEPT, 1(7), 115-124. 2014.

SANTOS, S. V. Possibilidades para EJA, possibilidades para Educação Profissional: o PROEJA. In anais da 31ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2008. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT18-4024–Int.pdf. Acesso em: 11 ago. 2022.

SILVA, J. M. N. Políticas públicas e gestão para o/no PROEJA: epistemologia ou empiria nos TCC da especialização PROEJA no CEFET-RN. In N. J. M., & A. L. S. 2017.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

de Souza Júnior, H., Nunes da Silva, L. L., & da Costa Filho, J. V. (2023). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO:: pandemia e seus desafios na Rede Federal. Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 3(3), 27–35. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10587

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)