TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)

Autores

  • Laudemir Luiz Zart

Palavras-chave:

educação, tendências epistemológicas e sociopolíticas, formação de professores (as).

Resumo

o texto é resultado do projeto de pesquisa: “Concepção de Educação entre os/as Acadêmicos - Licenciaturas da Universidade do Estado de M ato Grosso” desenvolvido na Universidade do Estado de M ato Grosso e que tem como referência a busca das significações e das concepções de educação dos (as) educandos (as) dos cursos de licenciatura. Temos como pressuposto teórico e metodológico que as expressões elucidam tendências epistemológicas e sociopolíticas, demonstrando possibilidades de atitudes que podem se estender de uma referência conservadora, mantenedora das estruturas sócio-econômicas e mentais existentes, até a problematização e as ações transformadoras dos contextos históricos vivenciados pelos sujeitos sociais e cognoscentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro Francisco Alves Editora, 1982.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Trad. Mariza Corrêa. Campinas/SP: Papirus, 1996.

COULON, Alain. Etnometodologia e Educação. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis/RJ: Vozes, 1995.

DURKHEIM , Emile. As Regras do Método Sociológico. Trad. Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo Editora Nacional, 1990.

__________. Educação e Sociologia. Trad. Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1967.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

__________. Ação Cultural para a Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

__________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GADOTTI, Moacir. Escola Vivida, Escola Projetada. Campinas/SP: Papirus, 1995.

GRAM SCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

KARL, Mannheim. Ideologia e Utopia. Trad. Sérgio Magalhães Santeiro. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

WEBER, Max. Conceitos Básicos de Sociologia. Trad. Gerard Georges Dalahny e Rubens Eduardo Ferreira Frias. São Paulo: Editora Moraes, 1989.

M ARX, K. e ENGELS, F. A Ideologia Alemã. Trad. José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Editora Hucitec, 1986.

M ORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Trad. M aria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1996.

SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas/SP: Autores Associados, 1997.

SPINK, Mary Jane (Org.). O Conhecimento no Cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995.

TOURAINE, Alain. Crítica da Modernidade. Trad. Elia Ferreira Edel. Petrópolis/ RJ: Vozes, 1994.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

ZART, Laudemir Luiz. TENDÊNCIAS EPISTEMOLÓGICAS E SOCIOPOLÍTICAS: CONCEPÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS). Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 11–34, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3591. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO