EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.31.261281

Palavras-chave:

formação continuada, necessidades formativas, CEFAPROs.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que investigou, de forma interpretativa, a política de formação continuada ofertada aos professores de Mato Grosso pelos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs), nos últimos dez anos. Este texto analisou aspectos que motivaram os docentes da rede pública de educação, a participarem dos projetos de formação continuada vinculados aos CEFAPROs dos polos de Juara, Sinop e Cáceres, bem como estes avaliaram a atuação dos Centros enquanto instâncias responsáveis pela oferta e acompanhamento da formação continuada. Concluiu-se que mais que uma instância de acompanhamento e monitoramento das políticas de formação continuada, o desafio dos Centros, ao considerar a escola lócus de formação, é respeitar à sua autonomia na elaboração e proposição de ações formativas que contemplem as necessidades e especificidades dos profissionais que nela atuam, com vistas a superar o mero assistencialismo pedagógico.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

MELLO, Ângela Rita Christofolo de; SILVA, Albina Pereira de Pinho; TABORDA, Cleuza Regina Balan. EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 261–284, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.31.261281. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3865. Acesso em: 26 abr. 2024.

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