PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PB

Autores

  • Juliana Nobrega de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.8198

Palavras-chave:

Educação, Ações afirmativas, Políticas educacionais, Sistema de cotas

Resumo

Esta pesquisa tem intenção de contribuir com o debate sobre as ações afirmativas por meio da efetivação da política de cotas, em Campina Grande - PB, cidade do interior do Nordeste brasileiro. A política de cotas busca oportunizar a inserção à educação superior para os discentes com menor poder aquisitivo, contribuindo de maneira significativa na promoção da educação e da cidadania, democratizando o acesso e a permanência à universidade pública. A pesquisa adota uma abordagem teórico-metodológica de natureza qualitativa. Nesta direção, são pertinentes alguns questionamentos, como: em relação a educação superior, o sistema de cotas se apresenta como o mais adequado para efetivar políticas educacionais e ações afirmativas? O que representam as políticas de cotas para os estudantes oriundos da escola pública? A política de cotas proporciona mudanças no perfil dos discentes, passando a construir novos espaços de vivências, educação e cidadania, democratizando o ensino superior.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

ALMEIDA, Juliana Nobrega de. PERSPECTIVAS DA POLÍTICA DE COTAS COMO FORMA DE DEMOCRATIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM CAMPINA GRANDE – PB. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 81–98, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2018.29.8198. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3889. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO