COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: TENSÕES E DESAFIOS

Autores

  • Rosina Forteski Glidden

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.159174

Palavras-chave:

família, comunicação família-escola, relação família-escola, envolvimento parental.

Resumo

O debate em torno dos encontros e desencontros na relação família e escola tem merecido uma atenção especial, pois urge que a escola seja, também para os pais e responsáveis, um espaço agradável, no do qual estes atores sintam-se inclinados a exercer uma participação ativa e desenvolvam um sentimento de pertença e corresponsabilização. Diante desta questão, o presente estudo objetivou apresentar as tensões e os desafios que permeiam a comunicação família e escola apontados na literatura científica. Para tanto foi feita uma revisão seletiva não sistemática de artigos nacionais e internacionais. Conclui-se pela existência de agruras na comunicação família e escola, sendo que os fatores de risco predominam nos resultados, em detrimento dos fatores de proteção. Parece haver uma posição defensiva e territorial da escola que fragmenta e isola este espaço, privando-o das férteis contribuições que resultam de uma articulação menos verticalizada com a família e a comunidade.

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Publicado

28/08/2019

Como Citar

Glidden, R. F. (2019). COMUNICAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: TENSÕES E DESAFIOS. Revista Da Faculdade De Educação, 29(1), 159–174. https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.159174

Edição

Seção

ARTIGO