EXERCÍCIOS FÍSICOS E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE MENTAL: INTERSECÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PSICOLOGIA

Autores

  • Marcelo Luis Grassi Beck
  • Josiane Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2017.28.129148

Palavras-chave:

educação física, depressão, stress, aprendizagem.

Resumo

A atividade física, além de seus benefícios mais conhecidos, como os circulatórios, cardíacos, imunológicos, etc., tem uma série de benefícios psíquicos, tanto no funcionamento cerebral como na estrutura psíquica da pessoa. Este artigo tem o objetivo de apresentar algumas interfaces entre a atividade física e os estudos acerca das contribuições para a melhora em processos depressivos e na diminuição do stress. Apresenta as possibilidades do exercício físico na direção de uma melhor qualidade de vida e na definição da autoestima e o autoconceito. | Discute tais processos psíquicos em sua relação com os processos de ensino-aprendizagem, atuando na construção de espaços que visem a melhora das estruturas cerebrais. Este artigo busca mostrar a importância do profissional de educação física e da atividade física enquanto instrumentos para promoção e manutenção da saúde cognitiva e psíquica das pessoas.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

BECK, Marcelo Luis Grassi; MAGALHÃES, Josiane. EXERCÍCIOS FÍSICOS E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE MENTAL: INTERSECÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PSICOLOGIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 129–148, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2017.28.129148. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3913. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO