FILOSOFIA E CARTOGRAFIA: UM DIÁLOGO INUSITADO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.239259

Resumo

Ao ingressar na universidade, o aluno do curso de licenciatura em Geografia pode ser levado a construir uma imagem de independência entre as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular. Para mostrar o equívoco dessa visão fragmentada do currículo, este trabalho implementa o diálogo entre duas disciplinas que, para os incautos, não se relacionam. Nesse exercício filosófico, exemplificado no diálogo entre Filosofia e Cartografia, objetiva-se, na verdade, estabelecer os princípios para a formação do autêntico “espírito universitário”. Ademais, lança o desafio para que a universidade, resgatando uma tradição dialética, consiga fomentar o diálogo intelectual honesto entre as diferentes áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Claudio Luis de Alvarenga Barbosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor de Filosofia, lotado no Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ

Gustavo Souto Perdigão Granha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor de Cartografia, lotado no Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ

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Publicado

19/07/2022

Como Citar

Barbosa, C. L. de A., & Granha, G. S. P. (2022). FILOSOFIA E CARTOGRAFIA: UM DIÁLOGO INUSITADO?. Revista Da Faculdade De Educação, 36(2), 239–259. https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.239259

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