HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.3959

Resumo

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) atualmente se apresenta como um desafio ao ambiente educacional. A falta de conhecimentos do educador é fonte de erros educacionais, podendo levar a uma mitificação desta patologia. O estudo tem por objetivo avaliar os conhecimentos de alunos de Pedagogia sobre TDAH e analisar disciplinas do curso que o abordavam. Usando questionários estruturados, 201 alunos de Pedagogia foram convidados a participar do estudo. Estes apresentavam questões gerais e possíveis erros de conceitos. Grande parte dos alunos avaliados tinha bom conhecimento sobre TDAH assim como erros conceituais estiveram em uma maior porcentagem entre os alunos de primeiro e segundo anos. Entretanto, nenhuma disciplina do curso de Pedagogia desta instituição discutia especificamente o TDAH. Apesar dos alunos terem conhecimentos adequados sobre TDAH, as disciplinas do curso de Pedagogia não discutiam corretamente este transtorno, pode ser uma explicação pelo qual oTDAH ainda continua como um desafio educacional.

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Biografia do Autor

  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Bauru /SP – Brasil

    Doutora. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia.Departamento de Educação da Faculdade de Ciências.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Bauru /SP – Brasil

  • Lys Angélica Grande Lamera, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP Bauru /SP – Brasil.USP

    Doutoranda. Professora Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP.Bauru /SP – Brasil.USP - 

  • Priscila Rocha Machado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESPBauru /SP – Brasil.

    Mestre. Professora Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESPBauru /SP – Brasil.

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Publicado

2021-01-11

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

HIPERATIVIDADE: MITOS E VERDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 39–59, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.3959. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5147.. Acesso em: 25 dez. 2024.