MISSÕES RURAIS NOS ESTADOS BRASILEIROS NA CAMPANHA NACIONAL DE EDUCAÇÃO RURAL - CNER (1952-1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.179202

Palavras-chave:

Missões rurais, Campanha Nacional de Educação Rural, Educação rural.

Resumo

Investigamos missões rurais empreendidas pela Campanha Nacional de Educação Rural – CNER, a partir de análises de publicações nas Revistas da Campanha Nacional de Educação Rural – RCNER, V.1 (1954), V. 2 (1955), V. 4 (1956) e V. 6 (1958), questionando: como se deram as missões rurais no Brasil durante a CNER? De caráter bibliográfico e documental, a pesquisa balizou a análise das fontes na perspectiva da História Nova, cujo aporte teórico metodológico permite novo olhar para a dimensão das políticas educativas que influem diretamente sobre o campo educacional. Pautamos a análise nos referenciais apontados por Conceição (1954, 1958), Barreiro (2010), Ferreira; Lima (2020), entre outros. Apontamos que havia visível intencionalidade na alteração dos hábitos de vida da população rural brasileira, taxada como “atrasada”, compondo um diagnóstico tanto das culturas campesinas quanto do próprio meio no qual habitavam e de suas potencialidades para o avanço dos princípios capitalistas que avançavam pelo Brasil.

Biografia do Autor

Nilce Vieira Campos Ferreira, UFMT

outorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG. Estágio no Programa Intercalar de Doutoramento em Educação na Universidade de Lisboa (PDSE-CAPES). Mestrado em Educação Pela Universidade de Franca – UNIFRAN. Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Docência na graduação e na pós-graduação. Orientadora de Mestrado e Doutorado e no Programa de Iniciação Científica, PIBIC e VIC, bem como de Trabalhos de Conclusão de curso na Licenciatura em Pedagogia.

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Publicado

19/07/2022

Como Citar

Ferreira, N. V. C. (2022). MISSÕES RURAIS NOS ESTADOS BRASILEIROS NA CAMPANHA NACIONAL DE EDUCAÇÃO RURAL - CNER (1952-1960). Revista Da Faculdade De Educação, 36(2), 179–202. https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.179202

Edição

Seção

ARTIGO