FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.155175

Abstract

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a necessidade da adoção de abordagens que problematizem o uso de tecnologias e mídias no processo educativo como forma de enfrentamento ao fenômeno da desinformação. O artigo está estruturado em três partes: começa com uma exposição que busca caracterizar “Fake News” e algumas implicações para processos sociais; depois, apresenta referenciais teóricos e exemplos de ações para o enfrentamento deste e de outros problemas envolvendo mídias e tecnologias; e, então, relaciona brevemente as duas primeiras partes nas considerações finais

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Author Biographies

  • Roberto Cardoso Freire da Silva, Atual pesquisador bolsista no Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

    Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação da UNESA, especialista em Gestão Estratégica pela (UCAM-RJ) e em Didática do Ensino Superior (FEAP). Ex-professor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Rio/FAETEC). Atual pesquisador bolsista no Instituto Nacional de Tecnologia (INT).  

  • Jaciara de Sá Carvalho, Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA
    Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP), com diploma, ainda, em Magistério (nível técnico). Coordena o Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec/CNPq).

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Published

2020-08-06

How to Cite

FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 155–175, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.155175. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4790.. Acesso em: 3 feb. 2025.