FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.155175

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a necessidade da adoção de abordagens que problematizem o uso de tecnologias e mídias no processo educativo como forma de enfrentamento ao fenômeno da desinformação. O artigo está estruturado em três partes: começa com uma exposição que busca caracterizar “Fake News” e algumas implicações para processos sociais; depois, apresenta referenciais teóricos e exemplos de ações para o enfrentamento deste e de outros problemas envolvendo mídias e tecnologias; e, então, relaciona brevemente as duas primeiras partes nas considerações finais

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Biografia do Autor

Roberto Cardoso Freire da Silva, Atual pesquisador bolsista no Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação da UNESA, especialista em Gestão Estratégica pela (UCAM-RJ) e em Didática do Ensino Superior (FEAP). Ex-professor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Rio/FAETEC). Atual pesquisador bolsista no Instituto Nacional de Tecnologia (INT).  

Jaciara de Sá Carvalho, Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP), com diploma, ainda, em Magistério (nível técnico). Coordena o Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec/CNPq).

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Publicado

2020-08-06

Como Citar

SILVA, Roberto Cardoso Freire da; CARVALHO, Jaciara de Sá. FAKENEWS, IMPLICAÇÕES SOCIAIS E URGÊNCIA DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 155–175, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.155175. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4790. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO