DISCUTINDO O INTERCÂMBIO UNIVERSIDADE E REDE PÚBLICA

Autores/as

  • Maria Izete de Oliveira

Palabras clave:

Intercâmbio, universidade, produções, escola, rede pública.

Resumen

Esse artigo tem como finalidade provocar uma reflexão acerca de um dos papéis da universidade  qual seja a disseminação de suas produções científicas, bem como, a sua relação com a rede  pública de ensino. Para tanto, tomo como referência a pesquisa que realizei no mestrado que teve como objetivo  investigar se as produções da pós-graduação são acessíveis aos profissionais das DEs (Delegacias de Ensino) da Capital  de São Paulo que atuam junto aos professores do ensino fundamental, e quais os fatores que possibilitam e os que dificultam  o acesso a essas produções. Um ponto evidenciado é que esse acesso não pode ser analisado isoladamente; nessa análise emergem aspectos da relação universidade e rede pública. E, as contingências dificultadoras do acesso são relativas às duas instituições.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BARRETO, Elba S.S. Professores de periferia: soluções simples para problemas complexos. in: PATTO, Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T.A.Queiroz, 1983.

BOTOMÉ, Silvio P. Pesquisa alienada e ensino alienante - o equívoco da Extensão Universitária. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

CUNHA, Luiz A. Os (des)caminhos da pesquisa na pós-graduação. In: Seminário sobre a produção científica nos programas de pós-graduação em Educação. Brasília: MEC/ CAPES, 1979, p 3-15.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 2 ed., São Paulo: Cortez, 1991.

FRANCO, Maria L.P.B. Pesquisa Educacional: algumas reflexões. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, (51): 84-87, nov. 1984.

GATTI. Bernardete A. Participação do pessoal da educação superior nas reformas ou inovações do sistema Educacional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo: FCC, (59):3-14, nov. 1986.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Faculdade de Educação, Universidade Laval. Grise. Versão preliminar. 1996

GÖERGEN, Pedro. A pesquisa educacional no Brasil: dificuldades avanços e perspectivas. Em Aberto, Brasília, (31): 1-19, jul./set, 1986.

_______, A divulgação da pesquisa educacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, (153):201-214, maio/ago, 1985.

MELLO, Guiomar N. Pesquisa Educacional, políticas governamentais e o ensino de 1º grau. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, (53):25-31, maio, 1985.

OLIVEIRA, Maria I. (1998). O intercâmbio universidade e escola pública: reflexões a partir do depoimento de profissionais de uma Delegacia de Ensino sobre as produções da pós-graduação. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SOUSA, Sandra M.Z.L. Avaliação da aprendizagem: A divulgação de pesquisas realizadas no âmbito de programas de pós-graduação. ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.1, (3):73-80, abr/jun, 1994, a.

VARSAVSKY, Oscar.Por uma política científica nacional. Rio de janeiro: Paz e Terra, 976.

Publicado

2019-09-26

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

OLIVEIRA, Maria Izete de. DISCUTINDO O INTERCÂMBIO UNIVERSIDADE E REDE PÚBLICA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 135–146, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3442. Acesso em: 23 feb. 2025.