A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Egeslaine de Nez
  • Vanessa do Nascimento Silva

Palavras-chave:

Saberes pedagógicos, docência, educação superior, formação de professores.

Resumo

Este artigo teve como objetivo destacar a relevância dos saberes pedagógicos na prática do professor da educação superior. Num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre formação de professores e saberes pedagógicos. Numa segunda etapa, implementouse um estudo de caso na Universidade do Estado de M ato Grosso (UNEM AT), campus de Colider/ M T, através de questionários semiestruturados, distribuídos a professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação. Por meio da análise dos dados, percebeuse que alguns professores enfatizam a importância desses saberes na sua prática e indicam que deles provém o conhecimento sobre metodologias, que podem ser desenvolvidas em sala de aula. Destaca-se que poucos professores tiveram acesso em sua formação inicial a estes saberes. Já os acadêmicos, compreendem a importância deles para o desenvolvimento dos estágios supervisionados e seu desempenho enquanto educadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRITO, T. T. R.; CUNHA, A. M . O. A cultura acadêmica e os saberes produzidos na docência universitária. n: FONSECA, S. G. (Org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas: Alínea, 2007. p. 183-206

CASTRO JUNIOR, R. Educação superior: os saberes pedagógicos do bacharel docente. Disponível em: <http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/ tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3685> Acesso em: 24.set. 2009.

CHAVES, M . Formação de professores: saberes e identidades. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/19406/1/saberes-pedagogicos-eatividade-docente/ pagina1.html.> Acesso em: 20.jun.2009.

GAIA, S. Os professores de inglês e sua formação contínua. 2003, 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.

GUIMARÃES, J.G.S. Os saberes pedagógicos de bacharéis docentes de uma instituição superior privada do Distrito Federal. Disponível em: <http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4605>. Acesso em: 25.ago. 2009.

LEITE, Y. U. F. A construção dos saberes docentes nas atividades de estágio nos cursos de licenciatura. In: EGGERT, E. et al. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 747-765

MASETTO, M . T. (Org.). Docência na universidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 1998.

MIRANDA, M . R. A formação continuada e o processo de (des) construção da cultura escolar, dos saberes e das práticas docentes. In: FONSECA, S. G. (org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas: Alínea, 2007. p.167-182.

MIZUKAMI, M . G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EDUFSCAR, 2003.

PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus, 2000.

REALI, A. M . M .; MIZUKAMI, M . G. N. (Orgs.). Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EDUFSCAR, 2003.

TARDIF, M . Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

NEZ, Egeslaine de; SILVA, Vanessa do Nascimento. A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 35–54, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3754. Acesso em: 23 fev. 2025.