A IMPORTÂNCIA DOS SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Palavras-chave:
Saberes pedagógicos, docência, educação superior, formação de professores.Resumo
Este artigo teve como objetivo destacar a relevância dos saberes pedagógicos na prática do professor da educação superior. Num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre formação de professores e saberes pedagógicos. Numa segunda etapa, implementouse um estudo de caso na Universidade do Estado de M ato Grosso (UNEM AT), campus de Colider/ M T, através de questionários semiestruturados, distribuídos a professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação. Por meio da análise dos dados, percebeuse que alguns professores enfatizam a importância desses saberes na sua prática e indicam que deles provém o conhecimento sobre metodologias, que podem ser desenvolvidas em sala de aula. Destaca-se que poucos professores tiveram acesso em sua formação inicial a estes saberes. Já os acadêmicos, compreendem a importância deles para o desenvolvimento dos estágios supervisionados e seu desempenho enquanto educadores.Downloads
Referências
BRITO, T. T. R.; CUNHA, A. M . O. A cultura acadêmica e os saberes produzidos na docência universitária. n: FONSECA, S. G. (Org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas: Alínea, 2007. p. 183-206
CASTRO JUNIOR, R. Educação superior: os saberes pedagógicos do bacharel docente. Disponível em: <http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/ tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3685> Acesso em: 24.set. 2009.
CHAVES, M . Formação de professores: saberes e identidades. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. Disponível em: <http://www.webartigos.com/articles/19406/1/saberes-pedagogicos-eatividade-docente/ pagina1.html.> Acesso em: 20.jun.2009.
GAIA, S. Os professores de inglês e sua formação contínua. 2003, 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.
GUIMARÃES, J.G.S. Os saberes pedagógicos de bacharéis docentes de uma instituição superior privada do Distrito Federal. Disponível em: <http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4605>. Acesso em: 25.ago. 2009.
LEITE, Y. U. F. A construção dos saberes docentes nas atividades de estágio nos cursos de licenciatura. In: EGGERT, E. et al. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 747-765
MASETTO, M . T. (Org.). Docência na universidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 1998.
MIRANDA, M . R. A formação continuada e o processo de (des) construção da cultura escolar, dos saberes e das práticas docentes. In: FONSECA, S. G. (org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas: Alínea, 2007. p.167-182.
MIZUKAMI, M . G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EDUFSCAR, 2003.
PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus, 2000.
REALI, A. M . M .; MIZUKAMI, M . G. N. (Orgs.). Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EDUFSCAR, 2003.
TARDIF, M . Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".