Sistema para avaliação da umidade solo e controle de irrigação em pequenas propriedades rurais

Autores/as

  • Bruno Rover Dal Prá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Vilhena
  • Voldi Costa Zambenedetti Pontifícia Universidade Católica

DOI:

https://doi.org/10.5327/rcaa.v14i2.1606

Palabras clave:

sensor de umidade, agricultura de precisão, controle, potenciométrico

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo criar um sistema de avaliação da umidade do solo, controle da irrigação usando sensores de baixo custo e avaliação dos impactos da utilização desta tecnologia. A inovação consiste em utilizar um sensor tipo pilha eletroquímica para medir umidade do solo e controlá-la. A principal meta desse desenvolvimento é alcançar um sistema barato e possível de ser adquirido por pequenos produtores para reduzir o custo de produção e também melhorá-la. O sistema monitora continuamente a umidade do solo e comanda a irrigação de uma casa de vegetação durante o período de crescimento do fruto, irrigando quando necessário. A partir da escolha do sensor foi projetado o sistema eletrônico com as características indicadas para aquela tecnologia de sensoriamento, desenvolvido com uma interface simples a qualquer agricultor. Os resultados foram satisfatórios, tendo sido obtido um aumento de produção do tomateiro e uma redução nos ataques de doenças.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BRITO, L.; CASTRO, S. D. Expansão da produção de tomate industrial no Brasil e em Goiás. Conjuntura Econômica Goiana Nº. 16. 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 de junho de 2014.

CARVALHO, J. O. M. et al. Avaliação de Clones de Mandioca No Município de Vilhena-RO. Embrapa Rondônia, C.Postal 127, Porto Velho/RO, 76815-800; Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas/BA, 2011.

CARVALHO, R.C.P et al. Doenças Tomate. Cartilha de Doenças do Tomate disponível em < http://www.sbfito.com.br/divulgacao/DoencasdoTomate.pdf>,2014.

DA SILVA, J.C. et al. Cultivo de Tomate para Industrialização. Revista Eletrônica Embrapa Hortaliças disponível em <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Tomate /TomateIndustrial_2ed/doencas.htm>, Acesso em 27 de abril de 2015.

DAL PRÁ, B. R. Desenvolvimento de Sistema para Controle de Umidade de Solo em Pequenas Propriedades Rurais. Curitiba, 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia) – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC).

FAGUNDES, M. C.; MORAES, M. O.; SCHAFFER, D.; DE QUEIROZ, T. M. Calibração de Sensores para Determinação do Teor de água do Solo. Revista de Ciências Agro-Ambientais, Alta Floresta, v.9, n.1, p.53-58, 2011.

FALKER. Catálogo do Sensor HFM2030 - Medidor Eletrônico de Umidade do Solo. Disponível em: <http://www.falker.com.br/loja_HFM.php>. Acesso em 18 de dezembro de 2014.

GENTIL, V. Corrosão. LTC – Livros Técnicos e Científicos S.A. 3 ed. 1996.

KLAR, A. E. Irrigação: Frequência e Quantidade de Aplicação. Livraria Nobel S.A., 1991.

PORTAL BRASIL. ONU declara 2014 como 'Ano Internacional da Agricultura Familiar'. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2014/01/onu-declara-2014-como-ano-internacional-da-agricultura-familiar>. Acesso em 26 de junho de 2014.

TRACON. Catálogo do Sensor de Umidade do Solo, com cabo de 1,5M, para medidor Watermark. Disponível em:<http://www.tracom.com.br/novo/?pag=produto-visualiza&id=NjI1>. Acesso em 25 de junho de 2014.

Publicado

2016-12-18

Número

Sección

Engenharia Agrícola

Cómo citar

Sistema para avaliação da umidade solo e controle de irrigação em pequenas propriedades rurais. (2016). Revista De Ciências Agro-Ambientais, 14(2). https://doi.org/10.5327/rcaa.v14i2.1606

Artículos similares

51-60 de 174

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.