CURSOS VIA PRONERA DESENVOLVIDOS NA UNEMAT/CAMPUS UNIVERSITÁRIO JANE VANINI/CÁCERES-MT: A MATERIALIZAÇÃO DA LUTA DE CLASSES E A FORMAÇÃO DECOLONIAL

Autores

  • Jenilson de Aguiar Biano
  • Jucileide Alves Ribeiro
  • Jane Amorim da Silva
  • Laudemir Luiz Zart

Palavras-chave:

PRONERA. Educação do Campo. Decolonialidade.

Resumo

O artigo descreve e problematiza as lutas sociais pela educação do campo, a materialização dos cursos da Pedagogia da Terra e da Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo (CAMOSC), ofertados pela Unemat, Campus Jane Vanini, município de Cáceres-MT. Analisa as organizações sociais demandantes, os referencias históricos, teóricos e metodológicos de constituição de experiências decoloniais. Desenvolve a partir da pesquisa bibliográfica e exploratória, a discussão acerca do direito à terra e à educação, tecendo o histórico do surgimento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Articula as análises das experiências embasados nos referenciais decoloniais nas pesquisas de Costa (2005) e Zart (2012). Como resultado interpretamos que a Pedagogia da Terra e o CAMOSC, da sua gênese à sua concretude, foram pautados em pedagogias outras.

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Recebido: 15/09/2023

Aprovado: 26/11/2023

Publicado: 01/01/2024

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Biano , J. de A., Ribeiro , J. A., Silva, J. A. da, & Zart, L. L. (2023). CURSOS VIA PRONERA DESENVOLVIDOS NA UNEMAT/CAMPUS UNIVERSITÁRIO JANE VANINI/CÁCERES-MT: A MATERIALIZAÇÃO DA LUTA DE CLASSES E A FORMAÇÃO DECOLONIAL. Revista De Comunicação Científica, 1(14). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/12074