ASSOCIAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA À PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE MITIGAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

Psicopedagogia; Psicomotricidade; Dificuldade de Aprendizagem; Intervenção Multidisciplinar.

Resumo

Objetivando analisar de que forma a psicopedagogia associada à psicomotricidade trazem benefícios para a redução das dificuldades de aprendizagem dos alunos, este artigo faz uma retomada teórica na literatura dos últimos cinco anos, afim de apresentar de que maneira os dois temas têm sido utilizados multidisciplinarmente, afim de mitigar as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos alunos. Fazendo uso da pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa, este artigo encontrou na literatura diferentes iniciativas de psicopedagogos associados à educadores, ao trazer o lúdico e a dinamicidade e interação corporal no sentido de desenvolver as crianças desde os anos iniciais de alfabetização perpassando até mesmo por questões neurológicas e comportamentais, e assim, favorecer o desenvolvimento cognitivo e corporal por meio da psicopedagogia e psicomotricidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heluiza Ormelez de Almeida Nascimento, Escola Estadual de Desenvolvimento Integral de Educação Básica Milton Marques Curvo – Cáceres/MT

    Bacharela em Ciência da Computação (UNEMAT), Licenciada em Química (IFMT), Pós-graduada em Informática na Educação (UFLA), e Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professora de Educação Básica na Escola Estadual de Desenvolvimento Integral de Educação Básica Milton Marques Curvo – Cáceres/MT.

  • Emerson de Oliveira Figueiredo , Universidade do Estado de Mato Grosso

    Licenciado em Química (IFMT), Mestre em Ensino das Ciências e Matemática (UNEMAT). Professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

  • Everton Ricardo do Nascimento , Universidade do Estado de Mato Grosso

    Bacharel em Ciência da Computação (UNEMAT), Pós-graduado em Análise e Sistemas de Informação (UFLA), Mestre em Ciência da Computação (PUCRS) e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professor adjunto na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). 

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010

BOSSA, Nádia. A psicopedagogia no Brasil. Wak, 2020.

CARON, Juliane. Psicomotricidade: um recurso envolvente na psicopedagogia para a aprendizagem. Revista de Educação do IDEAU, v. 5, n. 10, p. 1-17, 2010.

CARVALHO, Evodite Gonçalves Amorim; WATANABE, Cristina Mieco. O LÚDICO E A PSICOMOTRICIDADE NA PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. REVISTA UNIÍTALO EM PESQUISA. ISSN: 2236-9074, v. 8, n. 4, 2018.

CHULA, Edna Augustiniak; SACHINSKI, Ivanildo. A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil: Abordagem Teórica. IN: ENCIPES XV Encontro Científico Pedagógico e XII Simpósio da Educação-UNESPAR, p. 23-32, 2019.

DELGADO, Sueli Aparecida Do Prado. Dificuldades De Aprendizagem E A Psicopedagogia. Revista Análises de Discurso São Paulo, 7. ed. São Paulo, 2022.

MACIEL, Brendally Maria Ribeiro de Lima; BARBOSA, Erondina Leal. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES, 2021.

MANEIRA, Fabiele Muchinski; GONÇALVES, Elaine Cristina. A importância da psicomotricidade na educação infantil. In: EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação – Anais. São Paulo, 2015.

NJCLD. National Joint Committee on Learning Disabilities. Definition of Learning Disabilities. Disponível em: https://njcld.org/wp-content/uploads/2018/10/ld-definition.pdf . Acesso em 24 jul. 2022.

OLIVEIRA, Maristela Fatima De Souza. A INFLUÊNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA APRENDIZAGEM. Revista Gestão e Educação, vol. 5, n. 6, 2022..

OSTI, Andréia. (2004). As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor. 1v. p.01-52. Mestrado. Universidade Estadual de Campinas – Educação.

PINHEIRO, Cássia Bastos; MELLO, Ana Maria Garcia de; ABED, Anita Lillian Zuppo. Psicopedagogia e psicomotricidade: contribuições ao professor alfabetizador. Construção psicopedagógica, v. 30, n. 31, p. 54-68, 2021.

RAMOS, Camila Siara; FERNANDES, Marcela de Melo. A importância de desenvolver a psicomotricidade na infância. Efdesportes-Revista digital, n. 153, 2011.

RODRIGUES, Vanda De Lima. A PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, v. 1, n. 22, p. 73-77, 2021.

SCHWARTZ, Denise Aparecida Goss. A PSICOMOTRICIDADE E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 8, 2021.

SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e aprendizagem. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.

SOUZA, Erissa Regina Silva e et al.. Dificuldades de aprendizagens segundo teorias de vygotsky e skinner. Anais VI CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59913>. Acesso em: 20/05/2022 20:10

SILVA, Cristina Aparecida Miranda. O uso da psicomotricidade na psicopedagogia clínica. Gestão & Educação, v.2, n.3, 2000.

Downloads

Publicado

17/12/2022

Como Citar

ASSOCIAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA À PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE MITIGAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. (2022). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/10613

Artigos Semelhantes

1-10 de 411

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.