ASSOCIAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA À PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE MITIGAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Psicopedagogia; Psicomotricidade; Dificuldade de Aprendizagem; Intervenção Multidisciplinar.Resumo
Objetivando analisar de que forma a psicopedagogia associada à psicomotricidade trazem benefícios para a redução das dificuldades de aprendizagem dos alunos, este artigo faz uma retomada teórica na literatura dos últimos cinco anos, afim de apresentar de que maneira os dois temas têm sido utilizados multidisciplinarmente, afim de mitigar as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos alunos. Fazendo uso da pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa, este artigo encontrou na literatura diferentes iniciativas de psicopedagogos associados à educadores, ao trazer o lúdico e a dinamicidade e interação corporal no sentido de desenvolver as crianças desde os anos iniciais de alfabetização perpassando até mesmo por questões neurológicas e comportamentais, e assim, favorecer o desenvolvimento cognitivo e corporal por meio da psicopedagogia e psicomotricidade.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010
BOSSA, Nádia. A psicopedagogia no Brasil. Wak, 2020.
CARON, Juliane. Psicomotricidade: um recurso envolvente na psicopedagogia para a aprendizagem. Revista de Educação do IDEAU, v. 5, n. 10, p. 1-17, 2010.
CARVALHO, Evodite Gonçalves Amorim; WATANABE, Cristina Mieco. O LÚDICO E A PSICOMOTRICIDADE NA PREVENÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. REVISTA UNIÍTALO EM PESQUISA. ISSN: 2236-9074, v. 8, n. 4, 2018.
CHULA, Edna Augustiniak; SACHINSKI, Ivanildo. A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil: Abordagem Teórica. IN: ENCIPES XV Encontro Científico Pedagógico e XII Simpósio da Educação-UNESPAR, p. 23-32, 2019.
DELGADO, Sueli Aparecida Do Prado. Dificuldades De Aprendizagem E A Psicopedagogia. Revista Análises de Discurso São Paulo, 7. ed. São Paulo, 2022.
MACIEL, Brendally Maria Ribeiro de Lima; BARBOSA, Erondina Leal. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES, 2021.
MANEIRA, Fabiele Muchinski; GONÇALVES, Elaine Cristina. A importância da psicomotricidade na educação infantil. In: EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação – Anais. São Paulo, 2015.
NJCLD. National Joint Committee on Learning Disabilities. Definition of Learning Disabilities. Disponível em: https://njcld.org/wp-content/uploads/2018/10/ld-definition.pdf . Acesso em 24 jul. 2022.
OLIVEIRA, Maristela Fatima De Souza. A INFLUÊNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA APRENDIZAGEM. Revista Gestão e Educação, vol. 5, n. 6, 2022..
OSTI, Andréia. (2004). As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor. 1v. p.01-52. Mestrado. Universidade Estadual de Campinas – Educação.
PINHEIRO, Cássia Bastos; MELLO, Ana Maria Garcia de; ABED, Anita Lillian Zuppo. Psicopedagogia e psicomotricidade: contribuições ao professor alfabetizador. Construção psicopedagógica, v. 30, n. 31, p. 54-68, 2021.
RAMOS, Camila Siara; FERNANDES, Marcela de Melo. A importância de desenvolver a psicomotricidade na infância. Efdesportes-Revista digital, n. 153, 2011.
RODRIGUES, Vanda De Lima. A PSICOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Primeira Evolução, v. 1, n. 22, p. 73-77, 2021.
SCHWARTZ, Denise Aparecida Goss. A PSICOMOTRICIDADE E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 8, 2021.
SCOZ, Beatriz. Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e aprendizagem. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.
SOUZA, Erissa Regina Silva e et al.. Dificuldades de aprendizagens segundo teorias de vygotsky e skinner. Anais VI CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59913>. Acesso em: 20/05/2022 20:10
SILVA, Cristina Aparecida Miranda. O uso da psicomotricidade na psicopedagogia clínica. Gestão & Educação, v.2, n.3, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.