ASSOCIAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA À PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE MITIGAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

Psicopedagogia; Psicomotricidade; Dificuldade de Aprendizagem; Intervenção Multidisciplinar.

Resumo

Objetivando analisar de que forma a psicopedagogia associada à psicomotricidade trazem benefícios para a redução das dificuldades de aprendizagem dos alunos, este artigo faz uma retomada teórica na literatura dos últimos cinco anos, afim de apresentar de que maneira os dois temas têm sido utilizados multidisciplinarmente, afim de mitigar as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos alunos. Fazendo uso da pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa, este artigo encontrou na literatura diferentes iniciativas de psicopedagogos associados à educadores, ao trazer o lúdico e a dinamicidade e interação corporal no sentido de desenvolver as crianças desde os anos iniciais de alfabetização perpassando até mesmo por questões neurológicas e comportamentais, e assim, favorecer o desenvolvimento cognitivo e corporal por meio da psicopedagogia e psicomotricidade.

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Biografia do Autor

Heluiza Ormelez de Almeida Nascimento, Escola Estadual de Desenvolvimento Integral de Educação Básica Milton Marques Curvo – Cáceres/MT

Bacharela em Ciência da Computação (UNEMAT), Licenciada em Química (IFMT), Pós-graduada em Informática na Educação (UFLA), e Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professora de Educação Básica na Escola Estadual de Desenvolvimento Integral de Educação Básica Milton Marques Curvo – Cáceres/MT.

Emerson de Oliveira Figueiredo , Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciado em Química (IFMT), Mestre em Ensino das Ciências e Matemática (UNEMAT). Professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Everton Ricardo do Nascimento , Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em Ciência da Computação (UNEMAT), Pós-graduado em Análise e Sistemas de Informação (UFLA), Mestre em Ciência da Computação (PUCRS) e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professor adjunto na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). 

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Publicado

17/12/2022

Como Citar

Nascimento, H. O. de A., Figueiredo , E. de O., & Nascimento , E. R. do. (2022). ASSOCIAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA À PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE MITIGAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/10613