ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ENQUANTO SUJEITOS LEITORES E ESCRITORES:

SENTIDOS E SIGNIFICADOS

Autores

Palavras-chave:

Adultos com deficiência intelectual. Leitura e Escrita. Alfabetização. Letramento. Educação Especial inclusiva

Resumo

Este estudo objetivou analisar os sentidos e significados que adultos com deficiência intelectual (DI), entre os quais é grande a desvantagem no que diz respeito à aquisição da língua escrita, atribuem à alfabetização e letramento. No âmbito teórico-metodológico, fundamentou-se nos pressupostos histórico-culturais. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso múltiplo e os instrumentos adotados foram análise documental, entrevista semiestruturada e aplicação de um protocolo de avaliação em leitura e escrita. Os sujeitos foram cinco adultos com deficiência intelectual com idades entre 36 a 46 anos. A análise dos dados foi realizada por meio de levantamento de núcleos de significação organizados da seguinte forma: sentido e significado atribuído à leitura e à escrita; bens culturais e materiais relacionados ao desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e lugar social de leitor/escritor ocupado pelos sujeitos da pesquisa. Os dados revelaram que os sujeitos conhecem materiais escritos, os quais perpassam por diferentes instrumentos técnicos semióticos – cadernos, livros, jornais, celulares, computadores –, mas nem todos acessam esses materiais da mesma forma. Constatou-se que alguns avançaram nos aspectos referentes à língua escrita e outros não e que os sentidos e significados atribuídos à leitura e à escrita reverberam o modo como ocorre a alfabetização, em que o significado estabilizado resultante de práticas pedagógicas de leitura e escrita geralmente não têm ligação com o contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Venceslau. Especialista em Educação Especial - linha de concentração Deficiência Intelectual, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Educação Especial, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá/PR (UEM), coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em educação Inclusiva (Profei/UEM) e orientadora do Programa Residência Pedagógica (Pedagogia Alfabetização).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência intelectual, autismo, inclusão, alfabetização, letramento e ensino-aprendizagem.

Referências

AGUIAR, W. M. J., OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. Dispo-nível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n236/15.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2015.

CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o bá – bé – bi – bó – bu. São Paulo: Scipione, 2009.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Trad. Rubens Eduardo Frias. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LURIA, A. R. et al. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 10 ed. São Paulo: Ícone, 2006.

MORTATTI, M. R. L. Educação e Letramento. São Paulo: Unesp, 2004 (Coleção Paradidáti-cos; Série Educação).

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). O desafio da alfabetização global. Um perfil da alfabetização de jovens e adultos na metade da Década das Nações Unidas para a Alfabetização 2003 – 2012, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001631/163170por.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2014.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Tomo III: Problemas del desarollo de la psique. Madrid: Visor Dis. S.A., 1995.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos mentais superiores. Trad. José Cipolla Neto et al. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

______. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson L. Camargo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Alencar, G. A. R. de. (2022). ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ENQUANTO SUJEITOS LEITORES E ESCRITORES: : SENTIDOS E SIGNIFICADOS. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/10671