ÁLGEBRA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS:

OS PCN, A BNCC E O CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11611

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de álgebra, PCNs, BNCC

Resumo

Como sabemos, na elaboração dos conteúdos escolares, no campo da matemática, se faz necessário conhecer as ações propostas nos documentos oficiais. O presente artigo, a partir de estudo bibliográfico, tem como proposta analisar os documentos oficiais – os PCNs, a BNCC e o Currículo da Cidade de São Paulo – que norteiam o processo de ensino e aprendizagem de Álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Constatamos com a análise realizada que o uso da resolução de problemas é uma estratégia para o ensino da Álgebra que está presente nos PCNs. Já a BNCC e o Currículo da Cidade, além de enfatizarem a importância dessa estratégia, consideram também a sociedade tecnológica, propondo o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento do aluno, dando a Álgebra o destaque devido, ampliando seu compromisso com o desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébrica, que deve ser trabalhada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

  • Sheila Simões Bonfim, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

    Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS (2023). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2014) e graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no ensino de Matemática. Atua como professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e como professora titular na USCS.

  • Maria de Fátima Ramos de Andrade, USCS / UPM

    Pós-doutora em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi) letramentos e práticas pedagógicas.

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Publicado

28/10/2023

Como Citar

Bonfim, S. S., & Ramos de Andrade, M. de F. (2023). ÁLGEBRA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS: : OS PCN, A BNCC E O CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO . Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 62-75. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11611