ÁLGEBRA E OS DOCUMENTOS OFICIAIS:
OS PCN, A BNCC E O CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11611Palavras-chave:
Currículo, Ensino de álgebra, PCNs, BNCCResumo
Como sabemos, na elaboração dos conteúdos escolares, no campo da matemática, se faz necessário conhecer as ações propostas nos documentos oficiais. O presente artigo, a partir de estudo bibliográfico, tem como proposta analisar os documentos oficiais – os PCNs, a BNCC e o Currículo da Cidade de São Paulo – que norteiam o processo de ensino e aprendizagem de Álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Constatamos com a análise realizada que o uso da resolução de problemas é uma estratégia para o ensino da Álgebra que está presente nos PCNs. Já a BNCC e o Currículo da Cidade, além de enfatizarem a importância dessa estratégia, consideram também a sociedade tecnológica, propondo o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento do aluno, dando a Álgebra o destaque devido, ampliando seu compromisso com o desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébrica, que deve ser trabalhada desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.
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