CIDADANIA E ACESSO À JUSTIÇA

REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11789

Palavras-chave:

Educação, Acesso à Justiça, Cidadania

Resumo

O presente artigo trata da importância do acesso à justiça enquanto direito fundamental que auxilia na promoção e efetivação de outros direitos. Tendo em vista a dificuldade da população em compreender e acessar adequadamente os direitos mais elementares, esta reflexão propõe uma intervenção pedagógica que busca pensar o papel da educação na popularização do acesso à justiça. A proposta é direcionada a estudantes da educação profissional e tecnológica articulada à educação básica, com vistas a proporcionar meios de acesso à justiça, a partir de suas próprias realidades. Abordar temáticas relacionadas à noções de direito na educação básica possibilita o desenvolvimento de habilidades práticas quanto à resolução de problemas e tensões comuns da vida cotidiana. Instiga, também, o desenvolvimento de uma  postura reflexiva necessária à formação de cidadãos responsáveis e ativos. Espera-se despertar uma sensibilização para as desigualdades e injustiças do sistema jurídico, bem como a conscientização e empoderamento dos estudantes.

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Biografia do Autor

Lauren Hanel Lang Tabolka , Faculdade e Escola de Tapejara - FAT

Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2005). Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Universidade de Passo Fundo (2009). Advogada na área cível e trabalhista. Servidora pública junto ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.  Mestra Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Federal da Fronteira Sul - Câmpus Erechim. Docente na disciplina de Direito Tributário, nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, vinculada à FAT - Faculdade e Escola de Tapejara.

Mariana Jantsch de Souza , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, com bolsa PROSUP/CAPES (2018). Mestra em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2013), com bolsa CAPES.Graduada em Letras-Português/Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2011).  Desenvolve pesquisas que exploram a interface entre Análise de Discurso e Ciências Jurídicas, especialmente voltadas para a compreensão dos direitos fundamentais e seu funcionamento nas práticas discursivas em circulação social. Atualmente, é docente do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires.

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Publicado

20/12/2023

Como Citar

Hanel Lang Tabolka , L., & Jantsch de Souza , M. (2023). CIDADANIA E ACESSO À JUSTIÇA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 125–134. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11789