CIDADANIA E ACESSO À JUSTIÇA
REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11789Palavras-chave:
Educação, Acesso à Justiça, CidadaniaResumo
O presente artigo trata da importância do acesso à justiça enquanto direito fundamental que auxilia na promoção e efetivação de outros direitos. Tendo em vista a dificuldade da população em compreender e acessar adequadamente os direitos mais elementares, esta reflexão propõe uma intervenção pedagógica que busca pensar o papel da educação na popularização do acesso à justiça. A proposta é direcionada a estudantes da educação profissional e tecnológica articulada à educação básica, com vistas a proporcionar meios de acesso à justiça, a partir de suas próprias realidades. Abordar temáticas relacionadas à noções de direito na educação básica possibilita o desenvolvimento de habilidades práticas quanto à resolução de problemas e tensões comuns da vida cotidiana. Instiga, também, o desenvolvimento de uma postura reflexiva necessária à formação de cidadãos responsáveis e ativos. Espera-se despertar uma sensibilização para as desigualdades e injustiças do sistema jurídico, bem como a conscientização e empoderamento dos estudantes.
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