METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO EM ADOLESCENTES

UMA INVESTIGAÇÃO TEÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11851

Palavras-chave:

Adolescentes. Metodologias Ativas. Tópicos em Educação.

Resumo

Considerando a adolescência como um período marcado pela dúvida e pelos conflitos, faz-se necessário questionar e refletir a respeito do papel do ambiente escolar e dos processos de educação para estes jovens, considerando uma nova possibilidade de atuação a qual este adolescente se sente verdadeiramente pertencente e ativo. As metodologias ativas de ensino, as quais têm por premissa básica tornar o educando protagonista de seu próprio processo, permitem uma compreensão estrutural acerca do problema apresentado e possibilidades de atuação para garantir a educação centrada no jovem e em seu respectivo desenvolvimento. Com este propósito, o artigo que se apresenta tem como objetivo analisar a relação entre metodologias ativas em educação e o desenvolvimento do protagonismo em adolescentes por meio de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratória e de abordagem qualitativa. A partir das análises realizadas foi possível identificar que as metodologias que priorizam a elaboração de grupos e discussões em sala obtêm resultados significativos no que diz respeito à aprendizagem de adolescentes, permitindo que este conheça tanto a si mesmo quanto seu processo de ensino-aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Aline Albuquerque Cirimbelli Souza, Universidade de Taubaté - UNITAU

Graduada em Psicologia pela Universidade de Taubaté (2018). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2021). Mestranda em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (ínicio 03/2022).

Cláudio Gonçalves Mendes Galiotto, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté (2018). Especialização em Psicologia Junguiana pela Universidade do Vale do Paraíba (2022). Atualmente cursando mestrado em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (início 07/2022).

Débora Inácia Ribeiro, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2013). Graduada em Psicologia pela Universidade Salesiana de Lorena - UNISAL (1992) e especialista em Educação e Cultura pela UNITAU (2009).

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Publicado

20/12/2023

Como Citar

Albuquerque Cirimbelli Souza, A., Gonçalves Mendes Galiotto, C., & Inácia Ribeiro, D. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO EM ADOLESCENTES: UMA INVESTIGAÇÃO TEÓRICA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 147–157. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11851