METODOLOGIAS ATIVAS EM EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO EM ADOLESCENTES
UMA INVESTIGAÇÃO TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11851Palavras-chave:
Adolescentes. Metodologias Ativas. Tópicos em Educação.Resumo
Considerando a adolescência como um período marcado pela dúvida e pelos conflitos, faz-se necessário questionar e refletir a respeito do papel do ambiente escolar e dos processos de educação para estes jovens, considerando uma nova possibilidade de atuação a qual este adolescente se sente verdadeiramente pertencente e ativo. As metodologias ativas de ensino, as quais têm por premissa básica tornar o educando protagonista de seu próprio processo, permitem uma compreensão estrutural acerca do problema apresentado e possibilidades de atuação para garantir a educação centrada no jovem e em seu respectivo desenvolvimento. Com este propósito, o artigo que se apresenta tem como objetivo analisar a relação entre metodologias ativas em educação e o desenvolvimento do protagonismo em adolescentes por meio de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratória e de abordagem qualitativa. A partir das análises realizadas foi possível identificar que as metodologias que priorizam a elaboração de grupos e discussões em sala obtêm resultados significativos no que diz respeito à aprendizagem de adolescentes, permitindo que este conheça tanto a si mesmo quanto seu processo de ensino-aprendizagem.
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