LAZER, SKATE E ESCOLA:
QUESTÕES QUE PERPASSARAM O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CUIABÁ
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12259Palavras-chave:
skate; escola; ensino fundamentalResumo
O presente trabalho aborda o skate como conteúdo de uma intervenção pedagógica de uma escola da rede pública estadual nos anos finais do ensino fundamental de Cuiabá/MT em colaboração com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Cuiabá. As práticas pedagógicas desse processo foram registradas em portfólio pelos bolsistas do PIBID, no qual foram narradas as experiências vividas e desenvolvidas. Alguns recortes desse cenário foram evidenciados no texto: a) o envolvimento/interesse dos alunos com a prática esportiva do skate; b) a participação das mulheres nas práticas de aventuras, em especial, do skate no Brasil; c) os espaços públicos do município de Cuiabá-MT para prática esportiva e de lazer do skate. Os alunos observam a escola como espaço de aprendizado e prática do skate e na cidade de Cuiabá, a necessidade de oferecer espaços públicos de lazer que acolham e estimulem as alternativas criativas, como as sinalizadas pelo skate, com seus equipamentos específicos da sua prática esportiva, tornando acessível a sua utilização e divulgação das suas múltiplas manifestações corporais e interações culturais.
Downloads
Referências
ALVES, Paulo Tiago Oliveira; ROCHA, Liana Lima. O skate na educação física escolar: possibilidades colaborativas de aprendizagem. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-9, 2021.
BERNARDES, L. A. Atividades e aventura em ambientes artificiais. IN: MARINHO, A.; COSTA, E. T.; SCHWARTZ, G. M.(orgs) Entre o urbano e a natureza: a inclusão da aventura. São Bernardo do Campo, LEXIA, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 set. 2023.
FREIRE, João Batista. B. Pedagogia do futebol. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2003. 98 p.
GOELLNER, S. V. Mulher e esporte no Brasil: entre incentivos e interdições elas fazem história. Pensar a prática, v.8, n.1 revisada, 2006.
GONZÁLEZ, F. J. Prefácio. In. BRACHT,V. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser. ( Elementos de uma teoria pedagógica para a educação física).Ijui: Ed. Unijui, 2019.
MARCELINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas. Autores Associados, 2006.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: Compreender e transformar o ensino. GIMENO SACRISAN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I.. São Paulo, Artmed, 1998.
SANTOS, L. S. Belém: direito ao lazer ao direito à cidade. In: MARCELLINO, N. C.(org). Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas: Autores Associados, 2001.
TAHARA, A. K ; SOARES, D. C.; DARIDO, S. C. Estado da arte: práticas corporais de aventuras e a Educação Física Escolar. Arquivos de Ciências do Esporte, v. 06, nº 03, 2018, p.98-101.
VIÑAO FRAGO, A.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro, DP&A, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação, Cultura e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.