LAZER, SKATE E ESCOLA:

QUESTÕES QUE PERPASSARAM O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CUIABÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12259

Palavras-chave:

skate; escola; ensino fundamental

Resumo

O presente trabalho aborda o skate como conteúdo de uma intervenção pedagógica de uma escola da rede pública estadual nos anos finais do ensino fundamental de Cuiabá/MT em colaboração com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Cuiabá. As práticas pedagógicas desse processo foram registradas em portfólio pelos bolsistas do PIBID, no qual foram narradas as experiências vividas e desenvolvidas. Alguns recortes desse cenário foram evidenciados no texto: a) o envolvimento/interesse dos alunos com a prática esportiva do skate; b) a participação das mulheres nas práticas de aventuras, em especial, do skate no Brasil; c) os espaços públicos do município de Cuiabá-MT para prática esportiva e de lazer do skate. Os alunos observam a escola como espaço de aprendizado e prática do skate e na cidade de Cuiabá, a necessidade de oferecer espaços públicos de lazer que acolham e estimulem as alternativas criativas, como as sinalizadas pelo skate, com seus equipamentos específicos da sua prática esportiva, tornando acessível a sua utilização e divulgação das suas múltiplas manifestações corporais e interações culturais.

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Biografia do Autor

  • Ana Carrilho Romero Grunennvaldt, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de pesquisa em Educação, com ênfase na Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação, história da educação e prática pedagógica. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional com Polo na Faculdade Educação Física da UFMT com Coordenação Nacional da UNESP

  • Geander Franco de Araujo , Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC/MT

    Professor na Rede Estadual de Educação de Mato Grosso, atuando atualmente na ETI Vocacionada ao Esporte Clêina Rosalina de Souza. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, da Faculdade de Educação Física, da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Araguaia e Cuiabá por meio de Mobilidade Acadêmica. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso.

  • José Tarcísio Grunennvaldt, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

    Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (1985). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pós-doutor em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é Professor Titular, Aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ministra disciplina e conduz orientações no Mestrado Profissional (Proef) da UFMT. Tem experiência na área de Educação e Educação Física com ênfase em História da Educação, Educação Física e esporte. Coordena projetos de pesquisa com os seguintes temas: educação física escolar, esporte, instituições educativas, ensino militar, processo civilizador e envelhecimento humano.

Referências

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Publicado

11/07/2024

Como Citar

LAZER, SKATE E ESCOLA: : QUESTÕES QUE PERPASSARAM O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CUIABÁ. (2024). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 198-206. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12259

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