v. 14 n. 1 (2024): Revista Educação Cultura e Sociedade (29. ed.)

					Visualizar v. 14 n. 1 (2024): Revista Educação Cultura e Sociedade (29. ed.)

Com enorme satisfação publicizamos mais uma edição da Revista Educação, Cultura e Sociedade.

A 29ª edição é composta de dezenove estudos oriundos de pesquisas de várias instituições do Brasil, além de dois trabalhos de Moçambique. Todos artigos trazem discussões importantes em vários campos da relação educação-cultura-sociedade, traduzindo a sistematização de ricas experiências de pesquisas que merecem ser lidas, discutidas e compartilhadas. 

Boa leitura!

 

 

Publicado: 11/07/2024

Artigos

  • CIDADANIA GLOBAL E CIDADES AMIGAS DAS PESSOAS IDOSAS ONDE ENTRA O LAZER?

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.11817
    Rubian Diego Andrade, Giselle Helena Tavares, Gisele Maria Schwartz
    1-12
  • A CULTURA POPULAR NO COTIDIANO DA ESCOLA DA MARGINALIZAÇÃO À INTEGRAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12443
    Belchior Ribeiro Leite, Jacks Richard de Paulo
    13-23
  • LAZER E CIDADANIA NA VIDA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.11842
    Andrea Lucena Reis, Gislane Ferreira de Melo, Tânia Mara Vieira Sampaio
    24-33
  • DESAFIOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADICIONAL PARA CRIANÇAS HAITIANAS DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SINOP-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12380
    Leandra Ines Seganfredo Santos, Karina Merlino Ávila
    34-43
  • TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ATIVIDADES DE LEITURA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL ENTRE O DIZER E O FAZER

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12415
    Erica Pires Conde
    44-56
  • A TRAJETÓRIA DA EAD NO BRASIL UM OLHAR DO INSTITUCIONALISMO SOCIOLÓGICO

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12233
    Bruno Eduardo Slongo Garcia, Johnny Ribas da Motta
    57-71
  • DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO À DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE PÚNGUÈ - MOÇAMBIQUE

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12212
    Armando Domingos, Argentina Serafim Lopes
    72-81
  • ATIVIDADES COMUNICATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA  LINGUÍSTICO-COMUNICATIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12445
    Laíne Roberta Stefanelli da Costa, Olandina Della Justina
    82-94
  • O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SURDO UMA REVISÃO DE LITERATURA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.11989
    Rodrigo Ribeiro Nascimento, Neil Franco
    95-106
  • JOGOS E ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA/CIÊNCIAS UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12320
    Marcos Batista de Morais, Flávia Cristiane Vieira da Silva
    107-119
  • AS SIGNIFICAÇÕES EM PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL PARA CONTINUIDADE DE ESTUDOS DE ALUNAS E ALUNOS COTISTAS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12444
    Fernanda de Figueiredo Costa Leiras, Josiane Peres Gonçalves
    120-131
  • A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DOS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E DA PEGADA ECOLÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12241
    Fabiano Cesar Lopes, Carlos Cesar Garcia Freitas, Priscila Caroza Frasson Costa
    132-142
  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO QUILOMBOLA (2010 A 2023) UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12328
    Ivalda kimberlly Santos Portela, Bruno Otávio de Lacerda Abrahão
    143-152
  • ENVOLVIMENTO DOS PAIS E ENCARREGADOS DA EDUCAÇÃO NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA DOS ALUNOS DA 3ª CLASSE DA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA DO VAZ- CIDADE DA BEIRA- (2021-2022)

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12216
    Edson Evaristo Magande
    153-161
  • LETRAMENTO CRÍTICO DE IDOSOS EM AMBIENTE DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO MATO-GROSSENTE

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.11766
    Francisco José Gomes Pereira, Helenice Joviano Roque de Faria
    162-174
  • ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE – IEAA/UFAM MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12179
    Cristiana Mesquita da Silva, Renato Abreu Lima, Eliane Regina Martins Batista
    175-186
  • UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12314
    Patrícia Ferreira de Sousa Viana
    187-197
  • LAZER, SKATE E ESCOLA: QUESTÕES QUE PERPASSARAM O COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CUIABÁ

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12259
    Ana Carrilho Romero Grunennvaldt, Geander Franco de Araujo , José Tarcísio Grunennvaldt
    198-206
  • CULTURA INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE RESSIGNIFICAÇÃO DA “IMAGEM” MIDIÁTICA NO IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS

    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.6506
    Cálita Fernanda de Paula Martins, Dilson César Devides
    207-218