AS SIGNIFICAÇÕES EM PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL PARA CONTINUIDADE DE ESTUDOS DE ALUNAS E ALUNOS COTISTAS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12444

Palavras-chave:

Ação Afirmativa, Política de Cotas, Ensino Médio

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar e compreender as significações de alunas e alunos cotistas do ensino médio técnico integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)/Campus Corumbá sobre suas perspectivas de futuro, evidenciando os fatores que determinam e influenciam suas escolhas. O referencial teórico baseia-se na Psicologia Sócio-Histórica, portanto, defendemos a desnaturalização dos fenômenos sociais e a concepção de que a constituição de tais fenômenos ocorre na relação entre a objetividade e a subjetividade. Para a realização da pesquisa empírica, foram gravadas entrevistas individualizadas com 12 estudantes que ingressaram no IFMS/Campus Corumbá por meio da política de cotas, sendo 7 alunas e 5 alunos, entre 16 e 18 anos. Os resultados sinalizam que os sujeitos percebem uma mudança significativa em suas perspectivas de futuro após a sua entrada no Instituto Federal e que o ingresso no ensino superior, após a conclusão do ensino médio, é o projeto almejado pela maioria deles. Com a pesquisa, chegamos à compreensão de que quanto mais a escolha de futuro estiver fundamentada em um processo mais consciente, maiores as chances que o sujeito terá de transformar, de fato, sua realidade e a realidade social de seu entorno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda de Figueiredo Costa Leiras, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Mestre em Educação pelo Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS). 

  • Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Estágio Pós-Doutoral em Educação pela mesma instituição. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente do curso de Pedagogia do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Referências

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. A escolha na orientação profissional: contribuições da psicologia sócio-histórica. Psic. da Ed., São Paulo, 23, 2º sem. de 2006, pp. 11-25.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. Consciência e atividade: categorias fundamentais da Psicologia Sócio-Histórica. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair (orgs.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2015a, p. 117-135.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. A pesquisa em Psicologia Sócio-Histórica: contribuições para o debate metodológico. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair (orgs.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2015b, p. 157-171.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. OZELLA, Sergio. O sentido subjetivo atribuído à escolha profissional: um estudo com jovens de camadas populares. In: OZELLA, Sérgio (org.). Adolescências construídas: a visão da psicologia sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2003. p. 253-275.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. OZELLA, Sergio. Núcleos de Significação como Instrumento para a Apreensão da Constituição dos Sentidos. Psicologia Ciência e Profissão, 2006, 26 (2), p. 222-245.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.

BARRETO, Andreia. A mulher no ensino superior: distribuição e representatividade. Cadernos do GEA, n. 6, jul./dez. 2014.

BOCK, Ana Mercês Bahia. AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. A dimensão subjetiva: um recurso teórico para a Psicologia da Educação. In: AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. BOCK, Ana Mercês Bahia (orgs.). A dimensão subjetiva do processo educacional: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2016. p. 43-59.

BOCK, Silvio Duarte. Orientação profissional para as classes pobres. São Paulo: Cortez, 2010.

BOCK, Silvio Duarte. Orientação profissional: A abordagem sócio-histórica. Cortez Editora, 2013. Edição do Kindle.

BORGES, Eduardo Henrique Narciso. A escolha da carreira: entre o sonho e as possibilidades. Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 27, maio/ago. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Presidência da República Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 21 de abril de 2022.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. . In: FRIGOTTO, Gaudêncio. CIAVATTA, Maria. RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 57-82

GONÇALVES, Maria da Graça Marchina. FURTADO, Odair. A perspectiva sócio-histórica: uma possibilidade crítica para a Psicologia e para a Educação. In: AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. BOCK, Ana Mercês Bahia (orgs.). A dimensão subjetiva do processo educacional: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2016, p. 27-42.

GUEDES, Moema de Castro. A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a idéia da universidade como espaço masculino. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.15, supl., p.117-132, jun. 2008.

IFMS. Projeto pedagógico de curso: Técnico em metalurgia. Corumbá: IFMS, 2014. Disponível em: http://www.ifms.edu.br/campi/campus-corumba/cursos/integrado/metalurgia. Acesso em: 10 mar. 2022.

IFMS. Projeto pedagógico de curso: Técnico em informática. Corumbá: IFMS, 2017. Disponível em: http://www.ifms.edu.br/campi/campus-corumba/cursos/integrado/informatica. Acesso em: 10 mar. 2022.

SAWAIA, Bader Burihan. MAHEIRIE, Kátia. A Psicologia Sócio-Histórica: Um Referencial de Análise e Superação da Desigualdade Social. Psicologia & Sociedade, 26(n. spe. 2), 1-3, Janeiro 2014.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra – 2ª ed. São Paulo. Editora Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

11/07/2024

Como Citar

Leiras, F. de F. C., & Gonçalves, J. P. (2024). AS SIGNIFICAÇÕES EM PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL PARA CONTINUIDADE DE ESTUDOS DE ALUNAS E ALUNOS COTISTAS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 120-131. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12444