AS SIGNIFICAÇÕES EM PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL PARA CONTINUIDADE DE ESTUDOS DE ALUNAS E ALUNOS COTISTAS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12444Palabras clave:
Ação Afirmativa, Política de Cotas, Ensino MédioResumen
A pesquisa tem como objetivo analisar e compreender as significações de alunas e alunos cotistas do ensino médio técnico integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)/Campus Corumbá sobre suas perspectivas de futuro, evidenciando os fatores que determinam e influenciam suas escolhas. O referencial teórico baseia-se na Psicologia Sócio-Histórica, portanto, defendemos a desnaturalização dos fenômenos sociais e a concepção de que a constituição de tais fenômenos ocorre na relação entre a objetividade e a subjetividade. Para a realização da pesquisa empírica, foram gravadas entrevistas individualizadas com 12 estudantes que ingressaram no IFMS/Campus Corumbá por meio da política de cotas, sendo 7 alunas e 5 alunos, entre 16 e 18 anos. Os resultados sinalizam que os sujeitos percebem uma mudança significativa em suas perspectivas de futuro após a sua entrada no Instituto Federal e que o ingresso no ensino superior, após a conclusão do ensino médio, é o projeto almejado pela maioria deles. Com a pesquisa, chegamos à compreensão de que quanto mais a escolha de futuro estiver fundamentada em um processo mais consciente, maiores as chances que o sujeito terá de transformar, de fato, sua realidade e a realidade social de seu entorno.
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