ENVOLVIMENTO DOS PAIS E ENCARREGADOS DA EDUCAÇÃO NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA DOS ALUNOS DA 3ª CLASSE DA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA DO VAZ- CIDADE DA BEIRA- (2021-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12216

Palavras-chave:

Envolvimento, Pais e Encarregados de Educação e Leitura

Resumo

O envolvimento dos pais e ou encarregados de educação tem sido um dos temas de debate na construção de uma educação participava virada para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nos dias hoje e constitui uma das grandes prioridades do governo moçambicano. O presente artigo visa analisar o envolvimento dos pais e encarregados da educação na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de leitura dos alunos da 3ª Classe na EPC do Vaz- Cidade da Beira. Para o alcance dos objetivos preconizados nesta pesquisa, recorremos a pesquisa qualitativa descritiva, o método bibliográfico, o método indutivo, com recurso as técnicas de observação e entrevista. Quanto a sua amostra, usamos o critério intencional tendo em conta o tipo de estudo quanto a sua abordagem e aos objetivos. Dos 45 pais e/encarregados de educação entrevistados, 24 revelam nesta investigação que as causas do seu fraco envolvimento no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos tem sido a falta de tempo devido a ocupações no serviço, 5 não têm domínio de leitura e 16 têm explicador que substitui o seu papel, por conta da sua indisponibilidade. Dos dados coletados e processados, concluímos que, o nível de envolvimento dos pais e encarregados de educação é tão reduzido apesar de que estes desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem de leitura dos alunos. 

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Biografia do Autor

  • Edson Evaristo Magande, Universidade Púnguè - Moçambique

    Mestrado em Formação de Formadores na Universidade Licungo- Extensão da Beira, Licenciado em Educação de Infância com Habilitação em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica de Maputo - MZ, atualmente Docente da Universidade Púnguè em Chimoio, vinculado à Faculdade de Educação.

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Publicado

11/07/2024

Como Citar

Magande, E. E. (2024). ENVOLVIMENTO DOS PAIS E ENCARREGADOS DA EDUCAÇÃO NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA DOS ALUNOS DA 3ª CLASSE DA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA DO VAZ- CIDADE DA BEIRA- (2021-2022). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 153-161. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12216