ENVOLVIMENTO DOS PAIS E ENCARREGADOS DA EDUCAÇÃO NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA DOS ALUNOS DA 3ª CLASSE DA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA DO VAZ- CIDADE DA BEIRA- (2021-2022)
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12216Palavras-chave:
Envolvimento, Pais e Encarregados de Educação e LeituraResumo
O envolvimento dos pais e ou encarregados de educação tem sido um dos temas de debate na construção de uma educação participava virada para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nos dias hoje e constitui uma das grandes prioridades do governo moçambicano. O presente artigo visa analisar o envolvimento dos pais e encarregados da educação na melhoria do processo de ensino e aprendizagem de leitura dos alunos da 3ª Classe na EPC do Vaz- Cidade da Beira. Para o alcance dos objetivos preconizados nesta pesquisa, recorremos a pesquisa qualitativa descritiva, o método bibliográfico, o método indutivo, com recurso as técnicas de observação e entrevista. Quanto a sua amostra, usamos o critério intencional tendo em conta o tipo de estudo quanto a sua abordagem e aos objetivos. Dos 45 pais e/encarregados de educação entrevistados, 24 revelam nesta investigação que as causas do seu fraco envolvimento no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos tem sido a falta de tempo devido a ocupações no serviço, 5 não têm domínio de leitura e 16 têm explicador que substitui o seu papel, por conta da sua indisponibilidade. Dos dados coletados e processados, concluímos que, o nível de envolvimento dos pais e encarregados de educação é tão reduzido apesar de que estes desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem de leitura dos alunos.
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