LAZER E CIDADANIA NA VIDA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autores

Palavras-chave:

Lazer, Cidadania, Pessoa com deficiência

Resumo

Considerando a escassez de estudos específicos na área de Educação Física que tratam do lazer de pessoas com deficiência, essa pesquisa objetivou investigar o que os alunos com deficiências (Síndrome de Down) do Projeto Espaço Com-Vivências da Universidade Católica de Brasília (UCB) faziam na rotina semanal e na rotina nos finais de semana para verificar a existência ou não de atividades de lazer no seu dia a dia  e verificar com que frequência as pessoas com Síndrome de Down participavam das atividades de lazer. Trata-se de pesquisa qualiquantitativa e o instrumento adotado foi a entrevista semiestruturada. A Amostra foi composta por 22 familiares de adultos com Síndrome de Down (SD) média de idade de 51,4 ± 10 anos, homens e mulheres.  A delimitação da amostra foi por conveniência. O conteúdo textual decorrente das entrevistas foi submetido a uma análise de dados textuais. Os dados revelaram que as atividades das pessoas com deficiências na rotina semanal, na maioria das vezes, foi “ir ao Projeto Espaço Com-Vivências”, “ir à escola”, “ir à fonoaudióloga”, “ir à psicopedagoga”; e as atividades realizadas nos finais de semana, basicamente, teve destaque “ir ao shopping”, “ficar em casa”, “visitar a família”, “comer fora”. Concluímos que as atividades de lazer das pessoas com deficiências (Síndrome de Down) do Projeto Espaço Com-Vivências da Universidade Católica de Brasília (UCB) gira em torno dos ambientes em que elas se sintam incluídas, a saber, o ambiente familiar, a igreja e o shopping center, demonstrando que para esse grupo analisado as atividades de lazer mais voltadas para o aspecto social.

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Biografia do Autor

  • Andrea Lucena Reis, Universidade Católica de Brasília

    Doutora em Educação Física (2022) pela Universidade Católica de Brasília, Mestre em Educação Física (2016) pela Universidade Católica de Brasília. Graduada em Educação Física (1998) pela Universidade Católica de Brasília. Ingressou (2022) como Professora no Programa de Pós-graduação em Educação Física Stricto Sensu na Universidade Católica de Brasília com a linha de pesquisa "Análise dos aspectos multidimensionais dos fatores biopsicossociais de pessoas com deficiências submetidas ao exercício físico". Professora de Atividades e de Educação Física da Secretaria de Educação do DF (desde 1995). Tem experiência de atuação em Educação Precoce, Ensino Especial, Classes hospitalares e Personal Trainer. Já foi sócia da Academia Saúde do Corpo. Graduada em Direito (2012) pela Universidade Católica de Brasília, é Advogada (OABDF). Membro do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do DF. Atleta de Handebol com participação em competições regionais, nacionais e internacionais. Campeã Mundial Master de Handebol - Croácia 2021. Membro do Comitê de Políticas para as Mulheres No Handebol-CBHb.

  • Gislane Ferreira de Melo, Universidade Católica de Brasília - UCB

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2002) e doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2008). Fez Pós doc na USP. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Esporte; Psicometria; Câncer e Exercicio Físico e Envelhecimento. Minha experiência vai alem destes temas, uma vez que me interesso muito pela metodologia da pesquisa e bioestatistica, ministrando cursos de extensão e aperfeiçoamento em diversas instituições, além de prestar consultoria a residentes de medicina e discentes e docentes de mestrado e doutorado.

  • Tânia Mara Vieira Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/ Goiás

    Pós-Doutorado em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro, Portugal, 2022-2023. Pós-Doutorado em Estudos do Lazer pela Universidade de Minas Gerais, 2015-2017. Doutora em Ciências da Religião pela UMESP em 1997. Mestre em Ciências da Religião pela UMESP em 1990. Licenciada em Pedagogia pela UNIMEP. Bacharel em Teologia pela UMESP. Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Luziânia. Atuou como docente e orientadora no Programa de Mestrado e Doutorado e Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília, no período de 2008 a 2016. Atuou como docente e orientadora no Mestrado em Educação Física da UNIMEP, no período de 1999 a 2008. Atualmente atua como docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer na UFMG. Tem experiência na área de Educação (graduação e pós-graduação), atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação-lazer, lazer-gênero, gênero-corporeidade, lazer para pessoas com deficiência, fundamentos histórico filosóficos da educação e didática. Editora de seção da Revista Tecnia da Editora IFG. Participa dos seguintes grupos de pesquisa NEPEST e NEGR@LUZ - IFG; Oricolé - PPGIEL-UFMG; GECE e NECO - DLC-Universidade de Aveiro - Portugal.

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Publicado

11/07/2024

Como Citar

LAZER E CIDADANIA NA VIDA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA. (2024). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 24-33. https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/11842

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