LAZER E CIDADANIA NA VIDA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Palavras-chave:
Lazer, Cidadania, Pessoa com deficiênciaResumo
Considerando a escassez de estudos específicos na área de Educação Física que tratam do lazer de pessoas com deficiência, essa pesquisa objetivou investigar o que os alunos com deficiências (Síndrome de Down) do Projeto Espaço Com-Vivências da Universidade Católica de Brasília (UCB) faziam na rotina semanal e na rotina nos finais de semana para verificar a existência ou não de atividades de lazer no seu dia a dia e verificar com que frequência as pessoas com Síndrome de Down participavam das atividades de lazer. Trata-se de pesquisa qualiquantitativa e o instrumento adotado foi a entrevista semiestruturada. A Amostra foi composta por 22 familiares de adultos com Síndrome de Down (SD) média de idade de 51,4 ± 10 anos, homens e mulheres. A delimitação da amostra foi por conveniência. O conteúdo textual decorrente das entrevistas foi submetido a uma análise de dados textuais. Os dados revelaram que as atividades das pessoas com deficiências na rotina semanal, na maioria das vezes, foi “ir ao Projeto Espaço Com-Vivências”, “ir à escola”, “ir à fonoaudióloga”, “ir à psicopedagoga”; e as atividades realizadas nos finais de semana, basicamente, teve destaque “ir ao shopping”, “ficar em casa”, “visitar a família”, “comer fora”. Concluímos que as atividades de lazer das pessoas com deficiências (Síndrome de Down) do Projeto Espaço Com-Vivências da Universidade Católica de Brasília (UCB) gira em torno dos ambientes em que elas se sintam incluídas, a saber, o ambiente familiar, a igreja e o shopping center, demonstrando que para esse grupo analisado as atividades de lazer mais voltadas para o aspecto social.
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