TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM ATIVIDADES DE LEITURA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
ENTRE O DIZER E O FAZER
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12415Palavras-chave:
Transposição didática; Atividades de leitura; Estágio supervisionado.Resumo
A transposição didática não deve ser vista como uma simples adaptação ou uma simplificação do saber sábio, mas como uma transformação do conhecimento científico visando ao ensino. Com a transposição didática, o professor é capaz de fazer reflexões sobre sua atuação, podendo avançar, retroceder ou permanecer em determinado conteúdo em sala de aula. Assim sendo, resolvemos investigar a maneira como os professores em formação inicial fazem a transposição didática em atividades de leitura, aulas ministradas no estágio supervisionado do curso de Letras - Português da Universidade Federal do Piauí (UFPI). São objetivos específicos: analisar a maneira como é entendida a transposição didática por professores em formação inicial e indicar a configuração como os saberes teóricos são adaptados para o contexto escolar pelos professores no contexto da formação inicial. O corpus da pesquisa é formado por respostas a um questionário e a análise de materiais didáticos, recursos e atividades, elaborados por quatro alunos do curso de Letras - Português, matriculados na disciplina Estágio Supervisionado III. Fez-se uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa, com vertente etnográfica em sala de aula. O resultado aponta para uma dificuldade em entender o conceito de transposição didática, ainda que haja adaptações feitas por professores em formação inicial.
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