A TRAJETÓRIA DA EAD NO BRASIL

UM OLHAR DO INSTITUCIONALISMO SOCIOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12233

Palavras-chave:

Institucionalismo, Educação a Distância, Hermenêutica de Profundidade

Resumo

O presente estudo tem por objetivo propor uma abordagem em gerações da EaD a partir da perspectiva institucional sociológica para a mudança no campo da educação no Brasil. Para operacionalizar a pesquisa utilizou-se a Hermenêutica de Profundidade em três momentos: análise sócio-histórica, análise formal e interpretação/reinterpretação. As fontes de dados para as análises foram constituídas por estudos realizados sobre o assunto entre 1904 a 2020, dados secundários dispostos em relatórios educacionais e setoriais, e atos normativos da modalidade de 1990 a 2020. Na tentativa de avançar as gerações propostas por outros autores, os achados deste estudo demonstram a possibilidade de gerações da EaD a partir da dinâmica entre as lógicas institucionais, como a inserção da modalidade, o declínio histórico do Estado como provedor. Outra lógica demonstrada foi a do Estado Burocrático, a qual ocorreu pelo caminho histórico normativo e o fortalecimento tecnológico, período em que houve apelo as sanções do Estado e a inserção de novas e mais rápidas tecnologias. Por fim, a última geração demonstra a sobreposição da iniciativa privada e a busca da qualidade, que caracterizou o formato institucional após a mudança.

 

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Biografia do Autor

  • Bruno Eduardo Slongo Garcia, Universidade Federal do Paraná - UFPR

    Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor do Magistério Superior na Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Deparatamento de Administração Geral e Aplicada (DAGA).

  • Johnny Ribas da Motta, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

    Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2021). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG - 2020). Atualmente dedica-se a pesquisas com temáticas relacionadas a Comunicação Pública e Saúde, Comunicação em contexto Organizacional e Educação e Comunicação.

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Publicado

11/07/2024

Como Citar

Slongo Garcia, B. E., & da Motta, J. R. (2024). A TRAJETÓRIA DA EAD NO BRASIL: UM OLHAR DO INSTITUCIONALISMO SOCIOLÓGICO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 57-71. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.12233