CULTURA INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE

RESSIGNIFICAÇÃO DA “IMAGEM” MIDIÁTICA NO IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS

Autores

Palavras-chave:

Ciberinfância, Contemporaneidade, Imagem Midiática, Imaginário Infantil

Resumo

O universo da ciberinfância possibilita ressignificar a forma de ver a criança e sua infância no âmbito da cultura contemporânea e, principalmente, as relações entre as práticas de consumo, os jogos eletrônicos e o imaginário dessas crianças. A partir desse pressuposto propõe-se uma reflexão que envolve o processo de ressignificação da “imagem” midiática no imaginário infantil. Contudo, as discussões apresentadas neste estudo tratam-se das primeiras aproximações em relação à pesquisa desenvolvida no âmbito do doutorado. E como passo inicial da pesquisa foi elaborado um mapeamento das produções acadêmicas que envolvem a temática proposta. E a partir dos resultados deste mapeamento deu-se início as reflexões da cultura infantil na contemporaneidade. Para isso foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, um levantamento bibliográfico. Tendo como orientação teórica: Bachelard (2001); Buckingham (2007); Cairoli (2010); Castells (2002); Dornelles (2005); Durand (1988); Lemos (2002); Levy (1999); Menezes (2013); Piaget (1978); Sarmento (2004); Vygotsky (1984), entre outros autores. Os resultados da presente reflexão teórica apontam que sentidos diferentes passam a ser atribuídos as imagens presentes na mídia, de modo que cada criança tem a capacidade de ressignificar, através do seu imaginário, os elementos midiáticos, ou seja, elas interpretam e atribuem sentidos diferentes as imagens presentes na mídia, gerando outros sentidos e significados.

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Biografia do Autor

  • Cálita Fernanda de Paula Martins, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Mestre em Educação (2019), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEdu-UNEMAT), na linha de pesquisa "Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas". Atualmente vem desenvolvendo estudos sobre os elementos midiáticos no brincar e no imaginário das crianças e integra ao grupo de pesquisa "Pedagogia Waldorf", nas linhas de pesquisa "Educação, Ludicidade e Arte" e "Formação de Professores".
  • Dilson César Devides, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT do Sul - UFMS

    Doutor em Estudos Literários pelo IBILCE/UNESP (2018). Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: MPB, Rock Nacional, anos 1970, Raul Seixas, jogos digitais, roteiro para jogos, literatura espírita, biblioterapia. 

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Publicado

11/07/2024

Como Citar

CULTURA INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: RESSIGNIFICAÇÃO DA “IMAGEM” MIDIÁTICA NO IMAGINÁRIO DAS CRIANÇAS. (2024). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 207-218. https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/6506

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