DESAFIOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADICIONAL PARA CRIANÇAS HAITIANAS DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SINOP-MT

Autores

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Língua Adicional, Ensino e Aprendizagem, Imigrantes Haitianos

Resumo

Neste texto, descrevemos o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa por crianças haitianas matriculadas no ensino Fundamental I em três escolas municipais de Sinop, Mato Grosso, a partir das perspectivas da equipe educacional. É uma pesquisa qualitativa interpretativista, desenvolvida por 6 (seis) crianças, 8 (oito) professores e 3 (três) coordenadoras pedagógicas. Assim, a coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, observação participante e diário reflexivo. Os resultados destacam a necessidade de muito empenho dos professores para integrar os alunos nas atividades escolares concernentes ao aprendizado da língua portuguesa. Mostram, também, que as crianças apresentam uma pluralidade linguística própria de seu povo que influencia diretamente o processo de construção de sua identidade e na apropriação da nova língua.

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Biografia do Autor

  • Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) , doutorado em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) na UNESP (Rio Preto) e Pós doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). É professora concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso (Professor Adjunto nível 3); Possui experiência nas áreas de metodologias de ensino de Pedagogia e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, crenças sobre o ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem de línguas em diferentes idades. É líder do GEPLIA (Grupo de Estudos e pesquisas em Linguística Aplicada), cadastrado no CNPQ.

  • Karina Merlino Ávila, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2001); Ciências Econômicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005); graduação de Pedagogia pela Faculdade na Faculdade FAEL (2019). Pós graduação em Metodologia no Ensino Superior na UNINTER (2015); Pós graduação em Gestão em orientação e coordenação escolar na Universidade São Luís (2019) e mestre em Linguística na UNEMAT (2020).  Atualmente é professora concursada no município de Sinop-MT (inicio em Setembro de 2022), como professora pedagoga.

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Publicado

11/07/2024

Como Citar

DESAFIOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADICIONAL PARA CRIANÇAS HAITIANAS DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SINOP-MT. (2024). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 34-43. https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/12380

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