DESAFIOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ADICIONAL PARA CRIANÇAS HAITIANAS DE TRÊS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SINOP-MT
Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Língua Adicional, Ensino e Aprendizagem, Imigrantes HaitianosResumo
Neste texto, descrevemos o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa por crianças haitianas matriculadas no ensino Fundamental I em três escolas municipais de Sinop, Mato Grosso, a partir das perspectivas da equipe educacional. É uma pesquisa qualitativa interpretativista, desenvolvida por 6 (seis) crianças, 8 (oito) professores e 3 (três) coordenadoras pedagógicas. Assim, a coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas, observação participante e diário reflexivo. Os resultados destacam a necessidade de muito empenho dos professores para integrar os alunos nas atividades escolares concernentes ao aprendizado da língua portuguesa. Mostram, também, que as crianças apresentam uma pluralidade linguística própria de seu povo que influencia diretamente o processo de construção de sua identidade e na apropriação da nova língua.
Downloads
Referências
ABELEDO, M. O. L. Uma compreensão etnometodológica da aprendizagem de língua estrangeira na fala-em-interação de sala de aula. 2008. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada)” “Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
ALVARENGA, E. M. Metodologia da Investigação Quantitativa e Qualitativa:Normas técnicas de apresentação de trabalhos científicos. Versão em português: Cesar Amarilha. 2ª ed. 2012.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBOSA, L. S. O homem haitiano enquanto imigrantes experiências de vida no sul do Brasil. 2017. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2013. ISSN 2179-510X. Disponível em: https://www.fg2013.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/20/1386615781_ARQUIVO_LorenaSaleteBarbosa.pdf. Acesso em: 21 jun. 2024.
GASKELL, G. Entrevistas individuais e de grupos. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 64-89.
KRAEMER, F. F. Português língua adicional: progressão curricular com base em gêneros do discurso Porto Alegre. Dissertação de Mestrado em Letras. Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.2012.
MASON, J. Qualitative Researching. 2. ed. London: Sage Publications, 2002.
SCHLATTER, M.; GARCEZ, P. M. Educação linguística e aprendizagem de uma língua adicional na escola. In: Referencias curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação/Departamento Pedagógico, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação, Cultura e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.