A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DOS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E DA PEGADA ECOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira; Pegada Ecológica; Consumo Consciente; Estilo de Vida.

Resumo

Esse trabalho apresenta a aplicação da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, em uma turma do 1º módulo de Ensino Técnico em Administração, em uma escola do interior do estado de São Paulo. Ele pauta-se, dada a importância que a Educação Financeira e a Pegada Ecológica tem no desenvolvimento de um pensamento sobre as questões que envolvem, consumo consciente, estilo de vida e as consequências das ações das pessoas para a preservação dos recursos naturais. Este trabalho teve o objetivo de, por meio de uma atividade direcionada, promover a compreensão e aplicabilidade da Educação Financeira. Assim, foi trabalhada uma planilha de orçamento doméstico para assuntos financeiros e posteriormente o cálculo da “Pegada Ecológica” por meio da calculadora disponível no site da WWF (World Wildlife Fund). Deste modo, entende-se que a metodologia trouxe contribuições para o processo de ensino e da aprendizagem, bem como possibilitou reflexões acerca das ações cotidianas dos alunos quanto a preservação dos recursos naturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiano Cesar Lopes, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

    Bacharel em Administração pela Fundação Educacional do Município de Assis, possui Formação Pedagógica a nível de especialização pelo Centro Paula Souza, Mestrando em Ensino pela Universidade do Norte do Paraná. Atua como consultor de logística em empresas privadas, professor de Ensino Médio e Técnico. 

     

     

  • Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

    Professor adjunto do curso de administração da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (Campus Cornélio Procópio). Orientador do Programa de Pós-Graduação mestrado profissional em Ensino da UENP.

  • Priscila Caroza Frasson Costa, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000), mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Luiz Meneghel, Bandeirantes-PR. Tem experiência na área de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia, estágio supervisionado no ensino médio, onde ministra aulas desde 2003, para o curso de Ciências Biológicas na referida Universidade. Desde 2015 atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino da UENP (PPGEN), como professora da disciplina de Tendências Metodológicas de Ensino e como orientadora em nível de mestrado

Referências

Bessa, L. M., & Ronchi, J. P. (2021). Relato de Experiência: oficina virtual de educação financeira em tempos de pandemia. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 21(3), 1665-1668. https://doi.org/10.5935/rpot/2021.3.21517. Acesso em: 10 ago. 2023.

BORGES, M. J. NUNES, L. B. D. indicadores de sustentabilidade: Pegada Ecológica Urbana; COLÓQUIO – Revista do Desenvolvimento Regional - Faccat - Taquara/RS - v. 15, n. 1, jan./jun. 2018. https://doi.org/10.26767/coloquio.v15i1.772 Acesso em: 20 ago. 2023

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira: gestão de finanças pessoais. Brasília: BCB, 2013. https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando _do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pd f. Acesso em: 25 ago. 2023.

Cidin, R. D. C. P. J., & da Silva, R. S. (2004). Pegada ecológica: instrumento de avaliação dos impactos antrópicos no meio natural. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, 2(1), 43-52. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/257. Acesso em: 18 ago. 2023.

CONEF. Educação Financeira nas escolas: Ensino Médio - livro do professor. Brasília: CONEF, 2013. v. 3. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/livros-ensino-medio/?doing_wp_cron=1666479453.6692171096801757812500. Acesso em: 29 ago. 2023.

DELIZOICOV, D. E ANGOTTIi, J. A. E PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

DA SILVA, M. E. GÓMEZ, C. R. P. Consumo Consciente: o papel contributivo da educação. Revista Reuna, v. 15, n. 3, 2010. https://revistas.una.br/reuna/article/view/162. Acesso em: 16 ago. 2023.

Lei Federal no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário oficial da União, Brasília, 28 abr. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 28 ago. 2023.

LOPES, V. R. F. Educação Financeira e alunos com baixa visão: audiolivro enquanto proposta de recurso didático adaptado. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2019. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes/ppgen-dissertacoes-turma2/12653-valeria-rosa-farto-lopes/file. Acesso em: 26 ago. 2023.

MASSI, C. G. TORRES, E. C. VEIGA, L. A. Educação ambiental não formal em uma perspectiva emancipadora: práticas na Casa do Caminho em Londrina/ PR em 2016. Revista Geografia em Atos (GeoAtos online), v. 04, n. 11, p. 53-79, maio/julho, 2019. https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6186/pdf. Acesso em: 16 ago.2023

Melo, C. S. de, e Santos Rego, D. dos. (2022). Educação financeira: desafios e

oportunidades para uma vida familiar sustentável: Financial education: challenges

and opportunities for a sustainable family life. Revista Cocar, 17(35), 1-16. https://orcid.org/0000-0001-5310-5824. Acesso em: 10 ago. 2023

OCDE. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. 2005. Disponível em: http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf/. Acesso em: 29 ago. 2023.

SANTOS, M. F. R. F. dos; XAVIER, L. de S.; PEIXOTO, J. A. A. Estudo do indicador de sustentabilidade “Pegada Ecológica”: uma abordagem teórico-empírica. Revista Gerenciais, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 29-37, 2008. https://www.redalyc.org/pdf/3312/331227111004.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

Downloads

Publicado

11/07/2024

Como Citar

A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DOS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E DA PEGADA ECOLÓGICA. (2024). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 132-142. https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/12241

Artigos Semelhantes

1-10 de 474

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.