A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DOS CONCEITOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA E DA PEGADA ECOLÓGICA
Palavras-chave:
Educação Financeira; Pegada Ecológica; Consumo Consciente; Estilo de Vida.Resumo
Esse trabalho apresenta a aplicação da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, em uma turma do 1º módulo de Ensino Técnico em Administração, em uma escola do interior do estado de São Paulo. Ele pauta-se, dada a importância que a Educação Financeira e a Pegada Ecológica tem no desenvolvimento de um pensamento sobre as questões que envolvem, consumo consciente, estilo de vida e as consequências das ações das pessoas para a preservação dos recursos naturais. Este trabalho teve o objetivo de, por meio de uma atividade direcionada, promover a compreensão e aplicabilidade da Educação Financeira. Assim, foi trabalhada uma planilha de orçamento doméstico para assuntos financeiros e posteriormente o cálculo da “Pegada Ecológica” por meio da calculadora disponível no site da WWF (World Wildlife Fund). Deste modo, entende-se que a metodologia trouxe contribuições para o processo de ensino e da aprendizagem, bem como possibilitou reflexões acerca das ações cotidianas dos alunos quanto a preservação dos recursos naturais.
Downloads
Referências
Bessa, L. M., & Ronchi, J. P. (2021). Relato de Experiência: oficina virtual de educação financeira em tempos de pandemia. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 21(3), 1665-1668. https://doi.org/10.5935/rpot/2021.3.21517. Acesso em: 10 ago. 2023.
BORGES, M. J. NUNES, L. B. D. indicadores de sustentabilidade: Pegada Ecológica Urbana; COLÓQUIO – Revista do Desenvolvimento Regional - Faccat - Taquara/RS - v. 15, n. 1, jan./jun. 2018. https://doi.org/10.26767/coloquio.v15i1.772 Acesso em: 20 ago. 2023
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira: gestão de finanças pessoais. Brasília: BCB, 2013. https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando _do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pd f. Acesso em: 25 ago. 2023.
Cidin, R. D. C. P. J., & da Silva, R. S. (2004). Pegada ecológica: instrumento de avaliação dos impactos antrópicos no meio natural. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, 2(1), 43-52. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/257. Acesso em: 18 ago. 2023.
CONEF. Educação Financeira nas escolas: Ensino Médio - livro do professor. Brasília: CONEF, 2013. v. 3. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/livros-ensino-medio/?doing_wp_cron=1666479453.6692171096801757812500. Acesso em: 29 ago. 2023.
DELIZOICOV, D. E ANGOTTIi, J. A. E PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
DA SILVA, M. E. GÓMEZ, C. R. P. Consumo Consciente: o papel contributivo da educação. Revista Reuna, v. 15, n. 3, 2010. https://revistas.una.br/reuna/article/view/162. Acesso em: 16 ago. 2023.
Lei Federal no 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário oficial da União, Brasília, 28 abr. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 28 ago. 2023.
LOPES, V. R. F. Educação Financeira e alunos com baixa visão: audiolivro enquanto proposta de recurso didático adaptado. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2019. Disponível em: https://uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes/ppgen-dissertacoes-turma2/12653-valeria-rosa-farto-lopes/file. Acesso em: 26 ago. 2023.
MASSI, C. G. TORRES, E. C. VEIGA, L. A. Educação ambiental não formal em uma perspectiva emancipadora: práticas na Casa do Caminho em Londrina/ PR em 2016. Revista Geografia em Atos (GeoAtos online), v. 04, n. 11, p. 53-79, maio/julho, 2019. https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/6186/pdf. Acesso em: 16 ago.2023
Melo, C. S. de, e Santos Rego, D. dos. (2022). Educação financeira: desafios e
oportunidades para uma vida familiar sustentável: Financial education: challenges
and opportunities for a sustainable family life. Revista Cocar, 17(35), 1-16. https://orcid.org/0000-0001-5310-5824. Acesso em: 10 ago. 2023
OCDE. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. 2005. Disponível em: http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf/. Acesso em: 29 ago. 2023.
SANTOS, M. F. R. F. dos; XAVIER, L. de S.; PEIXOTO, J. A. A. Estudo do indicador de sustentabilidade “Pegada Ecológica”: uma abordagem teórico-empírica. Revista Gerenciais, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 29-37, 2008. https://www.redalyc.org/pdf/3312/331227111004.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação, Cultura e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.