O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SURDO
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Iniciação à Docência, inclusão, Formação de professores, Educação FísicaResumo
Propomos evidenciar e problematizar significados atribuídos pela produção de conhecimento sobre o professor de Educação Física surdo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica sistematizada e de abordagem qualitativa. Para as análises do material construído, a pesquisa se inspirou nas teorias pós-críticas e pós-estruturalistas. As investigações bibliográficas foram realizadas em bases de dados e periódicos de referência para as áreas da Educação e da Educação Física. Além dessas fontes de busca, também foram investigadas produções disponibilizadas na internet, como textos e vídeos em sites, canais e blogs, uma vez que os resultados de artigos e demais produções acadêmicas foram restritas. Esta pesquisa é constituída por duas etapas, uma de apresentação e descrição das fontes e outra de análise do material. Na etapa descritiva foi formulado um quadro e resumos sobre os dados. Na etapa analítica, apresentamos a correlação entre fontes teóricas, documentais e produções disponibilizadas na internet, abordando dois eixos analíticos: 1) as relações entre publicações por ano e 2) as relações entre publicações por região geográfica brasileira. Conclui-se que as produções encontradas sobre o tema são pouco expressivas e tem seu advento na segunda década dos anos 2000. Além disso, as produções estão distribuídas nas diferentes regiões brasileiras. Por fim, ressalta-se que uma demanda investigativa futura é sobre a temática das mulheres surdas que são professoras de EF.
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