O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SURDO

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Iniciação à Docência, inclusão, Formação de professores, Educação Física

Resumo

Propomos evidenciar e problematizar significados atribuídos pela produção de conhecimento sobre o professor de Educação Física surdo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica sistematizada e de abordagem qualitativa. Para as análises do material construído, a pesquisa se inspirou nas teorias pós-críticas e pós-estruturalistas. As investigações bibliográficas foram realizadas em bases de dados e periódicos de referência para as áreas da Educação e da Educação Física. Além dessas fontes de busca, também foram investigadas produções disponibilizadas na internet, como textos e vídeos em sites, canais e blogs, uma vez que os resultados de artigos e demais produções acadêmicas foram restritas.  Esta pesquisa é constituída por duas etapas, uma de apresentação e descrição das fontes e outra de análise do material. Na etapa descritiva foi formulado um quadro e resumos sobre os dados. Na etapa analítica, apresentamos a correlação entre fontes teóricas, documentais e produções disponibilizadas na internet, abordando dois eixos analíticos: 1) as relações entre publicações por ano e 2) as relações entre publicações por região geográfica brasileira. Conclui-se que as produções encontradas sobre o tema são pouco expressivas e tem seu advento na segunda década dos anos 2000. Além disso, as produções estão distribuídas nas diferentes regiões brasileiras. Por fim, ressalta-se que uma demanda investigativa futura é sobre a temática das mulheres surdas que são professoras de EF.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Ribeiro Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF); Especialista em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação do Sudeste de MG; Bacharel e Licenciado em Educação Física pela UFJF; Professor da rede estadual de Educação de MG.

  • Neil Franco , Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

    Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (1994), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Educação; cursos concluídos na Universidade Federal de Uberlândia. É professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Faculdade de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica e Arte Corporal. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Corporeidades[s], Culturas e Diferença (GPCD). 

Referências

A MODA MUDA. Futuro Surdo: EDUCAÇÃO FÍSICA (Parte 1). A moda muda, 2022a. 1 vídeo (8:02 mim). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rENPumVhZEE&t=103s. Acesso em: 16 jun. 2022.

A MODA MUDA. Futuro Surdo: EDUCAÇÃO FÍSICA (Parte 2). A moda muda, 2022b. 1 vídeo (6:48 mim). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WT_KoIu0sds. Acesso em: 16 jun. 2022.

ANSAY, N. N. A inclusão de alunos surdos no ensino superior. Revista InCantare, Curitiba, v. 1, n.1, p. 120-136, 2010. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/incantare/article/view/174/175. Acesso em: 1 mai. 2022.

ARIEIRA, F. Educação Física - Surdos - (Bruno Hassib e Anderson Prof. Juju), 2021. 1 vídeo (50:08 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7JplCn0LvA4&list=PLlLwI_sc7GA5Qwpsw6GjTadnDOGQ1nfQ2. Acesso em: 12 jun. 2022.

BISOL, C. A. et al. Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 139, p. 147-172, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/PWzSW9ZCtGWQFRztD85gQFN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1 mai. 2022.

BRASIL. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras e dá outras providências. D. O. U., Brasília, DF, 24 abr. 2002.

BRASIL. Portaria n° 3.284, de 7 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. D. O. U., Brasília, DF, 11 nov. 2003.

BRASIL. Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. D.O.U., Brasília, DF, 22 dez. 2005.

BRASIL. Lei n° 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. D. O. U., Brasília, DF, 28 dez. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n° 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília: Conselho Nacional de Educação.

CORREA, C. M. et al. Escolarização de surdos: um caminho com dificuldades e consequências. Diálogos Acadêmicos IESCAMP, Campinas, v. 2, n. 1, p. 31-43, ago./dez. 2019. Disponível em: https://revista.iescamp.com.br/index.php/redai/article/view/44/22. Acesso em: 17 jun. 2022.

DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 24-28, jun. 1995. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2184/902. Acesso em: 1 mai. 2022.

FELTRIN, R. Exclusivo: Governo cancela contrato e tira do ar única TV para surdos. UOL.14 mar. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2021/03/14/exclusivo-governo-cancela-contrato-e-tira-do-ar-unica-tv-para-surdos.htm. Acesso em: 17 jun. 2022.

FIN, V.; CARMONA, E. K.; MAZO, J. Z. A produção de conhecimento acerca da pessoa surda na área da Educação Física. Cinergis, v. 16, n. 3, p. 1-7, jul./set. 2015.

FRASER, N. Reconhecimento sem ética?. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, n. 70, p. 101-138, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-64452007000100006. Acesso em: 12 jun. 2022.

FREITAS, R. G.; OLIVEIRA, M. R. F.; COELHO, H. R. Recentes Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduaçe disruptura na formação: apontamentos preliminares. Cad. Educ. Fís. e Esporte, v. 17, n. 1, p. 245-253, 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21959. Acesso em: 28 ago. 2021.

GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa Qualitativa e Subjetividades: os processos de construção da informação. São Paulo: Cengage Learning, p. 1-27, 2010.

GOODSON, I. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de educação, v. 12, n. 35, p. 241-252, mai./ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FgNMHdw8NpyrqLPpD4Sjmkq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2023.

KRUG, H. N. et al. Ser futuro professor surdo-mudo de Educação Física: escolha, compreensões e perspectivas. ItinerariusReflectionis, v. 14, n. 1, p. 01-19, 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/49405/25288. Acesso em: 1 mai. 2022.

LEUCAS, C. B.; OLIVEIRA, G. L. As experiências de um aluno surdo no curso de graduação em educação física da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. In: XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E V CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 18., 2013, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnB, 2013. p. 1-11.

NASCIMENTO, A. S. O professor surdo de Educação Física na sala de ouvinte. Campo Grande: UNISELVI, 2016. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef2016/visemef_arquivos/Textos%20completos/alice.pdf. Acesso em: 1 mai. 2022.

ONOFRE, J. 1° professor surdo do Brasil, campo-grandense é barrado em mestrado de SP. SOCEPEL. 01 ago. 2017. Disponível em: https://socepel.com.br/?p=4130. Acesso em: 16 jun. 2022.

Pandemia amplia exclusão e professor surdo de Paulínia pede intérprete de Libras em reuniões. EPTV 2. 15 mai. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2021/05/15/pandemia-amplia-exclusao-e-professor-surdo-de-paulinia-pede-interprete-de-libras-em-reunioes.ghtml. Acesso em: 16 jun. 2022.

PARAÍSO, M. A. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, D. E; PARAÍSO, M. A. (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, p. 23-48, 2014.

SANTANA, A. P. A inclusão do surdo no ensino superior no Brasil. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. s1, p. 85-88, 2016. Disponível em: https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12128. Acesso em: 1 mai. 2022.

SANTOS, B. F. Só 3 estados abrigam 45% das vagas em faculdades do Brasil. Exame. 27 out. 2016. Disponível em: https://exame.com/brasil/so-3-estados-abrigam-45-das-vagas-em-faculdades-do-brasil/. Acesso em: 13 jun. 2022.

SILVA, A. C. O. Inclusão de alunos com surdez no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia. Orientador: Luiz Gonzaga de Oliveira Gonçalves. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Rondônia, 2020.

SILVA, H. Libras EF – Paraolímpiada. Hellen Silva, 2020. 1 vídeo (2:19 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DEKnYXc78Hg. Acesso em: 12 jun. 2022.

SILVA, M. N. G.; SANTOS, S. D. G.; FUMES, N. L. F. Significações acerca do processo de inclusão educacional no curso de graduação em educação física. Rev. Assoc. Bras. Ativ. Mot. Adapt., v. 18, n. 2, p. 197-206, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/7617. Acesso em: 16 jun. 2022.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

SKLIAR, C. A invenção e a exclusão da alteridade “deficiente” a partir dos significados da normalidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 15-32, jul./dez. 1999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/55373/33644. Acesso em: 18 abr. 2020.

SKLIAR, C. et al. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 8 Ed. Porto Alegre: Mediação, 2016.

VILELA, P. R. Sul e Sudeste concentram 91% dos municípios mais desenvolvidos. Agência Brasil. 28 jun. 2018. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-06/sul-e-sudeste-concentram-91-dos-municipios-mais-desenvolvidos. Acesso em: 13 jun. 2022.

VISUAL TV BRASIL. Entrevista "Visual" - Prof. Bruno Hassib. VISUAL TV BRASIL, 2015. 1 vídeo (7:55 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jOQZgOsRis8. Acesso em: 16 jun. 2022.

ZAIDAN, Z. 1º surdo a ensinar para alunos regulares, Édio agora vai aprender a falar. Campo Grande News. 04 dez. 2013. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/1o-surdo-a-ensinar-alunos-regulares-edio-agora-vai-aprender-a-falar. Acesse em: 16 jun. 2022.

Downloads

Publicado

11/07/2024

Como Citar

O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA SURDO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. (2024). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 95-106. https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/11989

Artigos Semelhantes

1-10 de 486

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.