ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE – IEAA/UFAM

MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

estágio supervisionado; observação; construção de saberes

Resumo

O artigo, retrata a importância do estágio supervisionado em docência do ensino superior e sua contribuição para os profissionais que desejam seguir carreira como professores universitários. A metodologia adotada neste estudo envolveu a seleção das etapas vivenciadas no estágio supervisionado da disciplina Fundamentos da Educação Ambiental do curso de Pedagogia. Na primeira etapa temos o planejamento, no qual foi realizado um encontro com o professor tutor para definir como seria todo o processo. Na segunda etapa, foram realizadas as atividades de observação, participação e regência nas quais a mestranda vivenciou a prática docente. Em relação aos aspectos positivos, trabalhamos com futuros professores/pedagogos que serão protagonistas do tema objeto de minha pesquisa, possibilitando momentos de observação que servirão de análise e estudo; como ponto de aprendizado, tivemos a oportunidade de explorar uma classe diversificada que, para atender as expectativas de todos, exigiu dinâmica e muita criatividade. Neste sentido, com o relato de experiência, espera-se compartilhar o aprendizado construído nesse período, servindo de inspiração para outros, uma vez que o estágio ajuda a desenvolver habilidades pedagógicas e um maior conhecimento sobre didática e metodologias de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiana Mesquita da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

    Graduada no Curso Normal Superior, especialista em Psicopedagogia e em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade EJA. Possui 2ª Graduação em Engenharia Civil, Especialista em Engenharia de Avaliação e Perícia. Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH).

  • Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

    Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. É professor efetivo do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM).

  • Eliane Regina Martins Batista, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

    Professora no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas, Doutora em Educação em Ciências e Matemática (Universidade Federal do Mato Grosso/REAMEC), Mestre em Educação (Universidade Federal do Amazonas), possui especialização em Psicopedagogia (universidade Federal de Rondônia), graduada em Pedagogia (Universidade Federal do Amazonas). Atualmente é professora do curso de Pedagogia, das licenciaturas e do curso de mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades. Pesquisa na área de formação de professores, políticas curriculares, educação em ciências.

Referências

CAMPOS, Jéssica; LIMA, Renato Abreu. O Estágio Supervisionado na Formação do Docente em Ciências Naturais. SOUTH AMERICAN Journal of Basic Edication, Tachnical and Technological. ISSN: 2446-4821. Vol. 3 N. 2 2016 P.129-140.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed.São Paulo: Editora paz e Terra, 1987.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. e Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.

RIBEIRO, Bernardo Jeová Costa; LIMA, Renato Abreu. Estágio Docente no Curso de Engenharia Ambiental: Um relato de experiência na Universidade Federal do Amazonas. Revista Docentes, Secretaria da Educação do Estado do Ceará, p.38-44, 2023.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10 ed., Campinas, SP: Autores associados, 2008.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, XIII Semana de Pedagogia da UEM, Maringá, 2007. Arq. Mudi. Periódicos.

Downloads

Publicado

11/07/2024

Como Citar

ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE – IEAA/UFAM: MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. (2024). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 175-186. https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/12179

Artigos Semelhantes

1-10 de 417

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.