ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE – IEAA/UFAM
MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
estágio supervisionado; observação; construção de saberesResumo
O artigo, retrata a importância do estágio supervisionado em docência do ensino superior e sua contribuição para os profissionais que desejam seguir carreira como professores universitários. A metodologia adotada neste estudo envolveu a seleção das etapas vivenciadas no estágio supervisionado da disciplina Fundamentos da Educação Ambiental do curso de Pedagogia. Na primeira etapa temos o planejamento, no qual foi realizado um encontro com o professor tutor para definir como seria todo o processo. Na segunda etapa, foram realizadas as atividades de observação, participação e regência nas quais a mestranda vivenciou a prática docente. Em relação aos aspectos positivos, trabalhamos com futuros professores/pedagogos que serão protagonistas do tema objeto de minha pesquisa, possibilitando momentos de observação que servirão de análise e estudo; como ponto de aprendizado, tivemos a oportunidade de explorar uma classe diversificada que, para atender as expectativas de todos, exigiu dinâmica e muita criatividade. Neste sentido, com o relato de experiência, espera-se compartilhar o aprendizado construído nesse período, servindo de inspiração para outros, uma vez que o estágio ajuda a desenvolver habilidades pedagógicas e um maior conhecimento sobre didática e metodologias de ensino.
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Referências
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