CIDADANIA GLOBAL E CIDADES AMIGAS DAS PESSOAS IDOSAS

ONDE ENTRA O LAZER?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.11817

Palavras-chave:

Cidadania, Lazer, Idosos

Resumo

Entre as diversas dimensões associadas ao conceito de cidadania, a expressão de civilidade e a manifestação de responsabilidade com conhecimento sobre os direitos, representam importantes vieses, requerendo o adensamento da atenção para a devida transmissão cultural de valores, o que envolve, inclusive, as políticas que abordam o idoso frente ao direito social ao lazer. Sendo assim, buscar compreender de que modo se constitui o reconhecimento sobre lazer nos dispositivos mundiais que evocam o idoso, se torna um relevante desafio, na perspectiva da cidadania global. Para tanto, este estudo, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar de que forma aparece e qual a abordagem do termo lazer no Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com base na união de pesquisa exploratória e análise documental, os resultados apontam apenas alguns elementos que contextualizam o campo do lazer, embutidos no referido documento, sobretudo no que concerne ao uso dos espaços e às questões que acercam os relacionamentos sociais, minimizando a pluridimensionalidade e a importância do lazer na concepção de cidadania global, especialmente voltado à pessoa idosa.

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Biografia do Autor

  • Rubian Diego Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

    Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares (UFJF-GV). Líder do Grupo de Extensão e Pesquisa em Lazer, Aventura e Sustentabilidade (GEPLAVS-UFJF-GV). Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Doutor e Mestre em Ciências do Movimento Humano (2019 e 2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano (CEFID/UDESC). Desde o mestrado estuda questões relacionadas ao Lazer. Na oportunidade desenvolveu e validou a Escala de Práticas no Lazer (EPL), instrumento que se propõe avaliar o envolvimento das práticas no Lazer de brasileiros em diferentes contextos. No doutorado, defendeu sua tese propondo um modelo teórico explicativo das práticas no Lazer por meio da relação dos componentes Restrições x Atitudes. É membro do Núcleo de Pesquisas em Ciências da Saúde (Nupecis) do CEFID/UDESC e do grupo de pesquisas em Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Humano (UDESC/CEFID/Cnpq). Revisor de periódicos da área, possui mais de 70 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Durante sua experiência profissional no SESI/SC atuou nos programas de saúde e qualidade de vida do trabalhador como: SESI Ginástica na Empresa, SESI Eventos, SESI Aventura e SESI Esporte.

  • Giselle Helena Tavares, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

    Professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, da Universidade Federal de Uberlândia (FAEFI-UFU). Possui graduação em Educação Física FAEFI-UFU (2008) e Doutorado em Ciências da Motricidade na Área de concentração Pedagogia da Motricidade Humana, da UNESP Campus Rio Claro (2013). Pós-doutora em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, da UNESP Campus Rio Claro (2013/2014) e na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP Leste) (2021). É líder do GERE - Grupo de pesquisa sobre Gestão do Esporte, Lazer e Saúde. Vice-líder do LEL- Laboratório de Estudos do Lazer. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: LAGEL - Laboratório de Gestão das Experiências do Lazer e do GIEL- Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Compõe o Centro da Rede CEDES em Minas Gerais. Coordenadora adjunta do GTT Lazer e Sociedade do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Presidente da ABRAGESP - Associação Brasileira de Gestão do Esporte (2019-2020). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Políticas Públicas de Esporte e Lazer e Interfaces do Lazer.

  • Gisele Maria Schwartz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

    Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP, 1975), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1991), Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (IPUSP, 1997) e Livre Docência em Atividades Expressivas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2004). Estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Trois-Rivières- Canadá (UQTR, 2011). Estágio Pós-Doutoral Visiting Fellow na University of Birmingham-Reino Unido (UoB, 2013), Estágio Pós-Doutoral Senior/CAPES - Universidade de Lisboa - Portugal (FMH-UL, 2016). Professora Adjunto aposentada na UNESP. Orientou nos PPG em Ciências da Motricidade e em Desenvolvimento Humano e Tecnologias. Temas de interesse: Psicologia do lazer, Atividades de aventura, Lazer virtual, Gamificação e Educação Física, Atitude e conduta lúdicas, Marketing Experiencial, Ética e saúde, Gestão da informação sobre lazer, Criatividade e Audiovisualidades na dança. Membro do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer (DEF/IB/UNESP-Rio Claro), Membro do CEDD-NF - Centro de Estudos de Desenvolvimento do Desporto Noronha Feio, na FMH - Universidade de Lisboa, Membro do GPAD/UFSM - Grupo de Pesquisa em Audiovisualidades da Dança.

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Publicado

11/07/2024

Como Citar

CIDADANIA GLOBAL E CIDADES AMIGAS DAS PESSOAS IDOSAS: ONDE ENTRA O LAZER?. (2024). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(1), 1-12. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i1.11817

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