CIDADANIA GLOBAL E CIDADES AMIGAS DAS PESSOAS IDOSAS
ONDE ENTRA O LAZER?
Palabras clave:
Cidadania, Lazer, IdososResumen
Entre as diversas dimensões associadas ao conceito de cidadania, a expressão de civilidade e a manifestação de responsabilidade com conhecimento sobre os direitos, representam importantes vieses, requerendo o adensamento da atenção para a devida transmissão cultural de valores, o que envolve, inclusive, as políticas que abordam o idoso frente ao direito social ao lazer. Sendo assim, buscar compreender de que modo se constitui o reconhecimento sobre lazer nos dispositivos mundiais que evocam o idoso, se torna um relevante desafio, na perspectiva da cidadania global. Para tanto, este estudo, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar de que forma aparece e qual a abordagem do termo lazer no Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com base na união de pesquisa exploratória e análise documental, os resultados apontam apenas alguns elementos que contextualizam o campo do lazer, embutidos no referido documento, sobretudo no que concerne ao uso dos espaços e às questões que acercam os relacionamentos sociais, minimizando a pluridimensionalidade e a importância do lazer na concepção de cidadania global, especialmente voltado à pessoa idosa.
Descargas
Referencias
ANDRADE, R. D.; SCHWARTZ, G. M.; FELDEN, É. P. G. Variáveis Socioeconômicas e o Envolvimento no Lazer: Análise com a Escala de Práticas no Lazer (EPL). Licere - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 21, n. 1, p. 292–312, 2018.
BHANGU, S.; PROVOST, F.; CADUFF, C. Introduction to qualitative research methods–Part I. Perspectives in Clinical Research, v. 14, n. 1, p. 39-42, 2023.
BOERIO, P.; GARAVAGLIA, E.; GAIA, A. Active ageing in Europe: are changes in social capital associated with engagement, initiation and maintenance of activity in later life?. Ageing & Society, v. 43, n. 5, p. 1122-1140, 2023.
BUTLER, R. N. Ageism: Another form of bigotry. The Gerontologist, v. 9, n. 1, p. 243-246, 1969.
CAMARGO, L. O. de L. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998.
CAMPOS, D. R.; FELIX, L. E. S.; GARRIDO, M. C. M. Panorama das pesquisas sobre acessibilidade e lazer de idosos em parques e áreas naturais. Revista Ciências Humanas, v. 16, n. 1, p. 1-13, 2023.
CARNICELLI, S.; UVINHA, R. Leisure, inequalities, and the Global South. Leisure Studies, v. 42, n. 3,
p. 328-336, 2023.
DATTILO, E. L.; EWERT, A.; DATTILO, J. Learning as Leisure: Motivation and Outcome in Adult Free Time Learning. Journal of Park & Recreation Administration, v. 30, n.1, p. 1-18, 2012.
DU, Y.; HUANG, W. Evaluation of street space quality using streetscape data: perspective from recreational physical activity of the elderly. ISPRS International Journal of Geo-Information, v. 11, n. 4, p. 241-257, 2022.
DUMAZEDIER, J. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1979.
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN. Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009. 80p. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/43755/9789899556867_por.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 23 set 2023.
GIOTI, L. Adult contemporary lifelong and life-wide leisure education and learning: New emerging trends and adversities in the aftermath of the post-economic crisis and post-Covid-19 pandemic era. In: KEDRAKA, K.; TZOVLA, E. (Orgs) Learning through the life span Trends, dimensions, practices and reflections. Alexandroupolis: Editora da Democritus University of Thrace, 2023, p. 41-56.
KIRSNAN, L.; KOSIOL, J.; GOLENKO, X.; RADFORD, K.; FITZGERALD, J. A. Barriers and enablers for enhancing engagement of older people in intergenerational programs in Australia. Journal of Intergenerational Relationships, v. 21, n. 3, p. 360-379, 2023.
KWONG, A. N. L.; YAN, E. C. W. The role of quality of face-to-face intergenerational contact in reducing ageism: The perspectives of young people. Journal of Intergenerational Relationships, v. 21, n. 1, p. 136-151, 2023.
LIANG, H.; LI, J.; WANG, Y.; PAN, J.; ZHANG, Y.; DONG, X. Metaverse virtual social center for the elderly communication during the social distancing. Virtual Reality & Intelligent Hardware, v. 5, n. 1, p. 68-80, 2023.
ONU BRASIL. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel. Acesso em: 29 set 2023.
ONU BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 29 set 2023.
PACHECO, J. P. S.; SCHWARTZ, G. M. Políticas Públicas e Espaços de Esporte e Lazer nos Estudos Acadêmicos: Uma Revisão Sistemática. Licere - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 24, n. 2, p. 341–376, 2021.
PIGOZZI, M. J. A UNESCO view of global citizenship education. Educational Review, v. 58, n. 1, p.1-4. 2004.
RAPOPORT, A. A forgotten concept: Global citizenship education and state social studies standards. Journal of Social Studies Research, v. 33, n. 1, p. 91-112, 2009.
RIBEIRO, F. B. V.; PICALHO, A. C; FADEL, L. M. Abordagem interpretativista e método qualitativo na pesquisa documental: descrição geral das etapas de coleta e análise de dados. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 17, n. 1, p. 100-113, 2023.
SAMPAIO, T. B. Metodologia da pesquisa. Santa Maria|RS: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2022, 60p.
SCHWARTZ, G. M. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando Dumazedier. Belo Horizonte: Licere - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 6, n. 2, p. 23-31, 2003.
TAVARES, G. H.; TEIXEIRA, I. P.; FLORINDO, A.; UVINHA, R. R. Atividades físicas no lazer: uma análise preliminar sobre os marcadores sociais da diferença. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 9, n.2, p. 220-231, 2022.
UNGHERI, B. O.; SANTOS, C. A. N. L. E.; VENÂNCIO, M. A. D.; STOPPA, E. A.; ISAYAMA, H. F. Leisure of the elderly Brazilian: the southeast in focus. International Journal of Tourism Cities, v. 8, n. 3, p. 703-717, 2022.
UVINHA, R. R.; PEDRÃO, C. C.; STOPPA, E. A.; ISAYAMA, H. F.; OLIVEIRA, N. R. C. Leisure practices in Brazil: A national survey on education, income, and social class. World Leisure Journal, v. 59, n. 4, p. 294–305, 2017.
WHO. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Tradução Suzana Gontijo. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p.
WHO. Global age-friendly cities: a guide. 2020. Disponível em: https://iris.who.int/handle/10665/43755. Acesso em: 29 set. 2023.
WHO. Global age-friendly cities: a guide. Genebra: Wold Health Organization, 2007. 82p. Disponível em: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/43755/9789241547307_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 set. 2023.
YUNIARTIKA, W.; KARTINAH, K.; SUDARYANTO, A. Social Interaction Using Spirituality Therapy to Improve the Quality of Life of the Elderly in the Community. Evidence Based Care, v. 13, n. 2, p. 65-74, 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Educação, Cultura e Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.