Uma análise enunciativa da marca OVER: reflexões para o ensino de gramática
DOI :
https://doi.org/10.30681/traos.v9i2.12244Mots-clés :
Língua inglesa, over, ensino, domínio nocionalRésumé
Este trabalho se insere no quadro teórico denominado Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE), de Antoine Culioli (1990). Nossa proposta é usar o conceito culioliano de Noção para apresentar uma alternativa para o que identificamos como uma abordagem excessivamente “instrumental” do ensino de línguas estrangeira, presente, sobretudo, no ensino tradicional. Para este fim, fazemos uma análise de dez ocorrências da marca inglesa over, a qual representa um desafio didático devido à sua enorme polissemia. Ao final deste estudo, esperamos demonstrar como a enunciação pode contribuir para o ensino de gramática.
Téléchargements
Références
BENVENISTE, É. Problemas de Linguística Geral I e II. Campinas: Pontes, 1989.
BRITISH NATIONAL CORPUS CONSORTIUM. BRITISH national corpus: World edition. Oxford: Humanities Unit of Oxford University, 2000.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation. Paris: Ophrys, 1990.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation: formalisation et
opérations de repérage. Paris: Ophrys, 1999a. v.2.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation: domaine notionnel.Tome 3. Paris: Ophrys, 1999b.
CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’enonciation: operations et
représentations. Paris: Ophrys, 2000.
FRANCKEL, Jean–Jacques; PAILLARD, Denis. Da cor das preposições em seus empregos funcionais. In: ROMERO, Márcia; BIASOTTO–HOLMO, Milenne (Org.). Linguagem e enunciação: representação, referenciação e regulação. São Paulo: Contexto, 2011.
LATHAM-KOENIG, C.; OXENDEN, C. American English File. Coleção. 2nd edition. Practice. Oxford: Oxford University Press, 2014.
OVER. In: LONGMAN Dictionary of Language and Culture, p 962. Pearson. 1998.
OVER. In: OXFORD Learner’s Dictionaries online. Disponível em: <https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/us/definition/english/over_1?q=over>. Acesso em 18/01/2024.
PASSARELLI, J. D. F.; ONOFRE, M. B. Diálogos entre a enunciação e o estudo de língua estrangeira. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 50, n. 1, p. 337-356, abr. 2021. Disponível em: <https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/issue/view/71/85>. Acesso em 18/12/2023.
REZENDE, L. M. Atividade epilinguística e o ensino de língua portuguesa. Revista do GEL, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 95-108, 2008. Disponível em: <https://revistas.gel.org.br/rg/issue/view/12>. Acesso em 25/04/2017.
RICHARDS, J. C.; HULL, J.; PROCTOR, S. Interchange. Coleção. 5th edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright João Daniel Passarelli França, Daniel Mateus O'Connell 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.