EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.31.261281

Palavras-chave:

formação continuada, necessidades formativas, CEFAPROs.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que investigou, de forma interpretativa, a política de formação continuada ofertada aos professores de Mato Grosso pelos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs), nos últimos dez anos. Este texto analisou aspectos que motivaram os docentes da rede pública de educação, a participarem dos projetos de formação continuada vinculados aos CEFAPROs dos polos de Juara, Sinop e Cáceres, bem como estes avaliaram a atuação dos Centros enquanto instâncias responsáveis pela oferta e acompanhamento da formação continuada. Concluiu-se que mais que uma instância de acompanhamento e monitoramento das políticas de formação continuada, o desafio dos Centros, ao considerar a escola lócus de formação, é respeitar à sua autonomia na elaboração e proposição de ações formativas que contemplem as necessidades e especificidades dos profissionais que nela atuam, com vistas a superar o mero assistencialismo pedagógico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62, jul.-set. 2015.

BEZERRA, Sílvia; CESPEDES, Cristiane. Políticas públicas em MT: CEFAPROS. In:

Anais do II Congresso Internacional de História da UFG/Jataí. Realização Cursos de História, Letras, Direito e Psicologia. ISSN 2178-1281, p. 01-09. Texto disponível em: < http://www.congressohistoriajatai.org/anais2011/link%209.

pdf>. Acesso em: 31 dez. 2017.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2013.

CALAZANS, Maria Julieta Costa. Planejamento da educação no Brasil - Novas estratégias em busca de novas concepções. In: KUENZER, Acácia Z; CALAZANS,

Maria Julieta Costa; GARCIA, Valter. Planejamento e educação no Brasil. São Paulo. 6ª ed., Cortez, 2003. (Coleção questões da nossa época; v.2I)

CANÁRIO, R. A Escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da Educação, São Paulo, n.6, p.9-27, 1998.

CANÁRIO, R.; BARROSO, J. Centros de formação das associações de escolas: das expectativas às realidades. Lisboa: IIE, 1999.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

GARCÍA, M. C. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

GOBATTO, Maria Regina e BERALDO, Tania Maria Lima. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 5, n. 1, p. 30-47, jan./jun. 2014.

GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo, Cortez, 2009.

______. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

MATO GROSSO. Parecer orientativo referente ao desenvolvimento do Projeto

Sala de Educador para o ano de 2012: Formação em rede entrelaçando saberes. Cuiabá: SEDUC/SUFP, 2011.

MELLO, Ângela Rita Christofolo de. Uma política educacional para jovens e adultos em Mato Grosso: adaptabilidade e conformação social. 1 ed. Cuiabá: Ed UFMT, 2018.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A.

(Org.). Os Professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.15-34.

NÓVOA, A. O regresso dos professores. 2011. Disponível em: http://pt. scribd.

com/ doc/ 68387246/O-regresso-dos-professores#scribd. Acesso em 28 set.

OLIVER TROBAT, Michael. Análisis de necesidades de formación del profesorado de educación primária de las Illes Balears. Diseño y desarrollo de una

investigación. Innovación Educativa. Santiago de Compostela, n. 12, p. 265-

, jan./dez. 2002.

ROCHA, Simone Albuquerque. Habilitação magistério em Mato Grosso: o

caso do CEFAM em Rondonópolis. 1996. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Unesp, São Paulo, 1996.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 42 ed. São Paulo: Autores Associados, 2012.

SILVA, Cristina de Campos. Formação Continuada: “o Sala de Educador” como

espaço de produção de conhecimento. Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Mato Grosso. Programa de Pós-graduação em Educação. Cáceres/MT, UNEMAT, 2014.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

MELLO, Â. R. C. DE; SILVA, A. P. DE P.; TABORDA, C. R. B. EXPECTATIVA E ACEITABILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES DE MATO GROSSO NO ÂMBITO DOS CEFAPROS. Revista da Faculdade de Educação, v. 31, n. 1, p. 261–284, 27 set.2019.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

21-30 de 50

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.