TOPONÍMIA DE ORIGEM TUPI NO PIAUÍ NO SÉCULO XVIII: UMA DESCRIÇÃO A PARTIR DA CARTA GEOGRAFICA DA CAPITANIA DO PIAUHI, E PARTE DAS ADJACENTES, DE GALLUZZI, 1761

Autores

Palavras-chave:

toponímia, Carta geografica da Capitania do Piauhi, e parte das adjacentes, língua tupi

Resumo

Os primeiros currais estabelecidos nas terras do Piauí geraram conflitos entre colonizadores e índios, tendo como consequência a expulsão e a morte de milhares destes e o aldeamento e a miscigenação de outros. Nesse contexto, foi elaborada a Carta geografica da Capitania do Piauhi, e parte das adjacentes (GALLUZZI, 1761). Assim, esta pesquisa visa a investigar a toponímia de origem indígena presente nesse mapa, buscando caracterizá-la, principalmente, em seus aspectos formal e semântico. Para isso, fundamenta-se na perspectiva da Onomástica, especialmente em Dick (1990), Seabra e Isquerdo (2018) e Dauzat (1939).

Biografia do Autor

Messias dos Santos Santana, UESPI

2 Doutor em Filologia e Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo; Professor do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus ProfessorPossidônio Queiroz, na cidade Oeiras.

Neiliane Coelho Gomes, UESPI

Discente do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Professor Possidônio Queiroz, na cidade Oeiras.

Downloads

Publicado

01/11/2022

Como Citar

dos Santos Santana, M., & Coelho Gomes, N. (2022). TOPONÍMIA DE ORIGEM TUPI NO PIAUÍ NO SÉCULO XVIII: UMA DESCRIÇÃO A PARTIR DA CARTA GEOGRAFICA DA CAPITANIA DO PIAUHI, E PARTE DAS ADJACENTES, DE GALLUZZI, 1761. Revista De Letras Norte@mentos, 15(40). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10485