CONCEIÇÃO EVARISTO E A TESSITURA DE PROJETO LITERÁRIO: A ANTESSALA DE INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.10950

Palavras-chave:

Literatura afro-brasileira, Conceição Evaristo, tessituras insubmissas, projeto literário evaristiano

Resumo

Este artigo se propõe a estudar o projeto literário de Conceição Evaristo e a trajetória percorrida no processo de escrita de Insubmissas lágrimas de mulheres. Objetiva-se friccionar escritos e descortinar paradigmas que compõem a teia literária evaristiana para rechaçar o demérito que a crítica literária emprega às suas obras ao classificá-las como meramente testemunhais. Para tanto, o artigo organiza-se em três partes: “Colher palavras: breves diálogos entre verdade e fabulação” e “Os (des)caminhos da produção literária de Conceição Evaristo: o ofício e o depoimento em xeque” e “A antessala e a urdidura literária evaristiana em Insubmissas lágrimas de mulheres”.

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Biografia do Autor

  • Luciely Silva, Universidade Federal Fluminense

    Professora de Língua francesa e de Literaturas francófonas na Graduação em Letras e no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado em Literaturas francófonas) na Universidade Federal Fluminense. Coordenadora dos Bacharelados do Instituto de Letras (2023-2026). Realizou estágio de pós-doutoramento em Literatura comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com período de cooperação na Université des Antilles, Fort-de-France, Martinica. Doutora em Estudos de literatura na UFF com tese sobre a escrita epistolar. Na UFF cursou ainda mestrado em Literaturas francófonas com dissertação sobre a escritora canadense Nancy Huston (2009) e graduação em Letras (português-francês). Idealizadora, coordenadora e co-organizadora do Encontro Literatura, História e Pós-colonialidade, em sua quarta edição, e do Seminário Internacional de Literaturas Caribenhas, em sua terceira edição. Curadora do Ciclo Caribe Real & Sonhado, junto à Biblioteca do Consulado da França do Rio de Janeiro. Suas pesquisas acadêmicas contemplam os âmbitos da epistolografia e da francofonia. No que diz respeito às correspondências, publicou o livro Por um protocolo de leitura do epistolar (EdUFF, 2017). No campo da francofonia, privilegia o estudo de obras de expressão francesa do Caribe e publicou o livro Tradução em (ent)revista: Simone Schwarz-Bart e as tradutoras brasileiras (EdUERJ, 2021). Valoriza, igualmente, as interfaces entre as literaturas antilhanas, a literatura afro-brasileira contemporânea e produções pós-coloniais. Coordenou o Clube de leitura em francês na UFF, clube centrado em obras da África negra. Vinculou-se ao Núcleo de Estudos Canadenses da UFF de 2003 até setembro de 2018. Integra o Centre de la Francophonie des Amériques, o Conseil International d'Études francophones, a Associação Brasileira de Literatura Comparada, a Associação Brasileira de Estudos Canadenses e a Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro. Foi laureada em concursos organizados pela Embaixada do Canadá, pela Embaixada da França, pela APFERJ, pela UNESCO e pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Fez cursos de aperfeiçoamento na Université Laval, no Québec e no CAVILAM de Vichy, com bolsas concedidas pelas Embaixadas dos governos canadense e francês, respectivamente. Ministrou palestras na UNEB, na UFBA, na UFRGS e na UFSC a convite da Embaixada do Canadá. Desenvolve atividades acadêmicas em cooperação com a Associação dos Professores de francês do Estado do Rio de Janeiro, com a BiblioMaison (Biblioteca do Consulado da França do Rio de Janeiro) e com o Setor de Relações acadêmicas e culturais da Wallonie-Bruxelles no Brasil. Integra a equipe de crítica literária da Pluton-Magazine, a convite do editor e escritor guadalupense Dominique Lancastre, realizando entrevistas com escritores caribenhos. Autora do romance Cama de gato (Coralina, 2022).

  • Vanessa Massoni da Rocha, Universidade Federal Fluminense

    Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente no segmento da literatura afro-brasileira contemporânea e de autoria feminina. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica intituladas: "Recordações, reviravoltas e pós-colonialidade: marcas do feminino negro na escrita de Maria de Jesus da Silva" (2020), "Das vivências coletivas às escritas insubmissas: o protagonismo feminino afro-brasileiro em contos de Conceição Evaristo" (2021) e, atualmente, "Ouvir o tempo: tessituras da velhice em narrativas brasileiras e caribenhas" no âmbito do projeto de pesquisa "Narrativas do avesso e avesso da História: vozes da (pós)colonialidade nas Antilhas francesas e no Brasil" coordenado pela professora Vanessa Massoni da Rocha.Cursou disciplinas voltadas para teoria da literatura e interdisciplinaridade. Realiza especialização no curso Superior Sequencial em Desafios Globais com ênfase em Desigualdades, aliando os estudos entre o eixo de culturas, identidades e linguagens ao de geopolítica, leis e direitos.

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Publicado

21/08/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático 2023/1 "As escrevivências de Conceição Evaristo: as mulheres negras no centro das narrativas"

Como Citar

CONCEIÇÃO EVARISTO E A TESSITURA DE PROJETO LITERÁRIO: A ANTESSALA DE INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES. (2023). Revista De Letras Norte@mentos, 16(44). https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.10950

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