NARRATIVA PERFORMÁTICA E ESCREVIVÊNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS DE PERFORMANCE À LEITURA CRÍTICA DE PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.11100Palavras-chave:
Escrevivência, Narrativas performáticas, Estudos de performance, Ponciá VicêncioResumo
O presente artigo tem por objetivo abordar a escrita de subjetividades entrelaçadas em Conceição Evaristo, a partir da lente dos estudos de Performance. Para tanto, acercará os conceitos de Escrevivência, de Conceição Evaristo, e de Narrativas Performáticas, de Graciela Ravetti, a fim de observar, a partir de personagens femininas da obra Ponciá Vicêncio, a construção de subjetividades, corporeidades e marcas sócio-históricas em que se conectam memórias individuais e coletivas. Dessa forma, serão observadas pistas das narrativas de si que conectam identidades diaspóricas em um tensionamento político que conduz ao questionamento de narrativas hegemônicas.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2018.
EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus Subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES Isabella Rosado (Orgs.). Escrevivência: a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. pp. 26-47.
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Org.) Atlas da violência 2019. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2021.
MIGNOLO, Walter. Histórias locais, projetos globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Humanitas, 2003.
OLIVEIRA, Luis Henrique Silva de. “Escrevivência” em Becos da memória, de
Conceição Evaristo. Estudos Feministas, Florianópolis, p. 621-623, mai.-ago. 2009.
RAVETTI, Graciela. Narrativas Performáticas. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Marcia (Orgs.) Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
SCHECHNER, Richard. Performance: teoría y prácticasinterculturales. 1. ed. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2000.
TAYLOR, Diana. Performance. 1. ed. Buenos Aires: Asunto Impreso, 2012.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Ubu, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais