NARRATIVA PERFORMÁTICA E ESCREVIVÊNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS DE PERFORMANCE À LEITURA CRÍTICA DE PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Michele Freire Schiffler UFES

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.11100

Palavras-chave:

Escrevivência, Narrativas performáticas, Estudos de performance, Ponciá Vicêncio

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abordar a escrita de subjetividades entrelaçadas em Conceição Evaristo, a partir da lente dos estudos de Performance. Para tanto, acercará os conceitos de Escrevivência, de Conceição Evaristo, e de Narrativas Performáticas, de Graciela Ravetti, a fim de observar, a partir de personagens femininas da obra Ponciá Vicêncio, a construção de subjetividades, corporeidades e marcas sócio-históricas em que se conectam memórias individuais e coletivas. Dessa forma, serão observadas pistas das narrativas de si que conectam identidades diaspóricas em um tensionamento político que conduz ao questionamento de narrativas hegemônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Freire Schiffler, UFES

Possui graduação em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Doutora em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014), atualmente é pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas Africanidades e Brasilidades (NAFRICAB) e do Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEBAKH), da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando como Bolsista de Pós-Doutoramento Capes/Fapes, junto ao Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGEL UFES). Tem experiência nas áreas de Educação e Linguística Aplicada, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: processo educacional formativo, indústria cultural, Teoria Crítica, literatura brasileira, Machado de Assis, história da arte, cultura hispânica, literatura espanhola e hispano-americana, teatro popular, análise do discurso, literatura de resistência, multiculturalismo, cultura e identidade, Pós-Colonialismo, estudos africanos, performances e comunidades tradicionais. Em 2013, participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, Capes, realizando pesquisas junto ao Centro de Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2018.

EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus Subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES Isabella Rosado (Orgs.). Escrevivência: a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. pp. 26-47.

IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Org.) Atlas da violência 2019. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2021.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais, projetos globais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Humanitas, 2003.

OLIVEIRA, Luis Henrique Silva de. “Escrevivência” em Becos da memória, de

Conceição Evaristo. Estudos Feministas, Florianópolis, p. 621-623, mai.-ago. 2009.

RAVETTI, Graciela. Narrativas Performáticas. In: RAVETTI, Graciela; ARBEX, Marcia (Orgs.) Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

SCHECHNER, Richard. Performance: teoría y prácticasinterculturales. 1. ed. Buenos Aires: Universidad de Buenos Aires, 2000.

TAYLOR, Diana. Performance. 1. ed. Buenos Aires: Asunto Impreso, 2012.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Ubu, 2018.

Downloads

Publicado

21/08/2023

Como Citar

Schiffler, M. F. (2023). NARRATIVA PERFORMÁTICA E ESCREVIVÊNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS DE PERFORMANCE À LEITURA CRÍTICA DE PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Revista De Letras Norte@mentos, 16(44). https://doi.org/10.30681/rln.v16i44.11100

Edição

Seção

Dossiê Temático 2023/1 "As escrevivências de Conceição Evaristo: as mulheres negras no centro das narrativas"