A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO DISCURSO PUBLICITÁRIO EM UMA PEÇA DA REVISTA “O CRUZEIRO” (1954)

Autores

  • Vanessa Aparecida Deon

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.11366

Palavras-chave:

discurso, mulher, publicidade, representação

Resumo

Neste artigo pretendemos verificar como a mulher foi representada na peça publicitária da empresa “Alumínios do Brasil S.A”, que circulou no ano de 1954 na revista “O Cruzeiro”, fazendo circular sentidos e construindo uma representação da mulher daquela época. Com base nisso, neste trabalho, tomando por base os pressupostos teóricos da Análise de Discurso (AD) de tradição francesa, proposta por Michel Pêcheux, na França, por Eni Orlandi e pelo grupo de pesquisadores que a ela se ligam, no Brasil. Tendo em vista que a mídia sempre exerceu um papel importante no processo de construção e representação social das mulheres na sociedade, pois utiliza a imagem feminina como forma de atingir vendas para os produtos e serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Aparecida Deon

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO (2015).

Referências

BASSANEZI, Carla. Mulheres dos anos dourados. In: DEL PRIORE, Histórias das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012. 10ª. Ed.

BLOG DA MARCO. Disponível em: https://blogdamarco.wordpress.com/2010/02/18/direcao-de-arte-o-significado-das-cores-no-design-final/ Acesso em: 28/08/2021.

DEL PRIORE, Histórias das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012. 10ª. Ed.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O lugar social e da cultura numa dimensão discursiva. In: INDURSKY, Freda; MITTMAN, Solange; FERREIRA, Maria Cristina Leandro (orgs). Memória e história na/da Análise de Discurso. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.

MALDIDIER, Denise. A inquietude do discurso. Um trajeto na história da Análise do discurso: O trabalho de Michel Pêcheux. In Piovezani, Carlos; Sargentini, Vanice (orgs). Legados de Michel Pêcheux: inéditos em análise do discurso. São Paulo. Contexto, 2011.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Texto: Formulação e Circulação. Campinas, SP: Pontes, 2001.

________. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2015. 12ª Ed.

PÊCHEUX, Michel. O Papel da Memória. In: ACHARD, Pierre. [et. al.]. Papel da memória. Trad. Eni Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 2007.

______. Semântica e discurso: uma crítica afirmação do óbvio. Trad. Eni Orlandi [et. al.]. 3. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997.

________.Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. GADET, Françoise e HAK, Tony (org.) Trad. de Bethania Mariani (et.al.) 2ª ed. Campinas, SP: Unicamp, 1993.

REVISTA O CRUZEIRO, 1954. Peça publicitária da Alumínios do Brasil. S.A. Disponível em: http://bndigital.bn.br/acervo-digital/cruzeiro/003581. Acesso em: 25.06.2021.

SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. São Paulo: Contexto, 2008. 3ª Ed.

SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. O Cruzeiro: A maior e melhor revista da América Latina. Rio de Janeiro- RJ, Cadernos da Comunicação- Série Memória, vol. 3, 2002. Disponível em:<http://www0.rio.rj.gov.br/arquivo/publicacoes-cadernos-sub-memoria.html. Acesso em: 14/08/2021.

SERPA, Leoni Teresinha Vieira. A máscara da modernidade: a mulher na revista O Cruzeiro (1928-1945) – Dissertação (mestrado) - Universidade de Passo Fundo, 2003.

SKULL. S. História da Moda. Disponível em: http://modahistorica.blogspot.com.br/2013/05/1947-o-new-look-dior.html Acesso em: 05/06/2021.

TAVARES, Lúcia Helena Medeiros da Cunha. Mulher, trabalho e família: jogos discursivos e redes de memória na mídia. Tese de doutorado em linguística. Universidade Federal da Paraíba – UFPB. João Pessoa, 2012.

TELLES, Lygia Fagundes. Mulher, Mulheres. In: DEL PRIORE, Histórias das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012. 10ª. Ed.

VIEIRA, Miriã Noeliza. As representações femininas na revista O Cruzeiro (1972-1974). VI Congresso Internacional de História. 10.4025/6cih.pphuem.61. 2013.

Downloads

Publicado

30/09/2023

Como Citar

Deon, V. A. (2023). A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO DISCURSO PUBLICITÁRIO EM UMA PEÇA DA REVISTA “O CRUZEIRO” (1954). Revista De Letras Norte@mentos, 16(45). https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.11366